Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

Eleitor que não se regularizou pode pedir certidão circunstanciada

Solicitação serve para provar a impossibilidade de comparecer ao pleito deste ano


				
					Eleitor que não se regularizou pode pedir certidão circunstanciada
Opção mais viável para o cidadão é pedir a certidão circunstanciada. Divulgação

O período para regularizar o título chegou ao fim nesta quarta-feira (8). Para evitar possíveis perdas de direitos, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informou que a população pode solicitar uma certidão circunstanciada nos cartórios eleitorais.

Sem a regularização do título, o eleitor fica impossibilitado de exercer alguns direitos, como o de emitir passaporte, ingressar em universidades ou em cargos públicos e até de solicitar empréstimos em bancos públicos.

Leia também

Nesse momento, de acordo com o TRE/AL, a opção mais viável para o cidadão é pedir a certidão circunstanciada, que prova a impossibilidade de comparecer ao cartório eleitoral.

A solicitação da certidão é gratuita, podendo ser feita através do e-mail, Whatsapp ou, se preferir, presencialmente no cartório eleitoral. Caso o eleitor esteja com pendências, é necessário que elas sejam resolvidas após o pleito, em novembro.

Para as pessoas que completaram 18 anos e não conseguiram solicitar o alistamento eleitoral, uma multa pela ausência será aplicada. Os alagoanos que não votaram e nem justificaram apenas nas eleições de 2022, ou seja, estava regular até o pleito passado, não está com o título cancelado e pode votar este ano.

Quem ainda não tirou o título poderá fazer o alistamento no cartório eleitoral ou em postos autorizados pela Justiça Eleitoral após as eleições deste ano. Já as pessoas irregulares poderão iniciar seu processo pela internet, no Autoatendimento disponível na página do TRE de Alagoas.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas