Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

Defesa Civil de Alagoas mapeia municípios afetados pelas chuvas no RS

Equipes chegaram ao estado da região Sul no último domingo (5)


				
					Defesa Civil de Alagoas mapeia municípios afetados pelas chuvas no RS
Trabalhos estão sendo coordenados pelo secretário executivo do órgão, tenente-coronel Rômulo Guedes. Ascom Defesa Civil de Alagoas

A Defesa Civil de Alagoas está coordenando os trabalhos de mapeamento dos municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. As equipes chegaram ao estado no último domingo (5).

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo secretário executivo do órgão, tenente-coronel Rômulo Guedes. Todos os equipamentos utilizados são do Governo de Alagoas.

Leia também

O primeiro Escritório de Drones de Desastres do País, sediado no município de Passo Fundo (RS), foi essencial para o mapeamento das áreas atingidas e consequente liberação de recursos federais.

Além do tenente-coronel Rômulo Guedes, o escritório conta com a participação do sargento Moreira, engenheiro ambiental da Defesa Civil de Alagoas, e um corpo técnico formado por agentes da Defesa Civil de várias unidades federativas.

“Esse trabalho de drones de desastre já é desenvolvido pela Defesa Civil de Alagoas não apenas no estado, mas em outras tragédias no país, quando sou convocado pela Coordenação Nacional de Defesa Civil. Normalmente, faço isso sozinho, com a ajuda de um auxiliar”, explicou Rômulo Guedes. “No entanto, devido à complexidade e ao tamanho desse desastre [do Rio Grande do Sul], que afetou centenas de municípios, tivemos que montar um escritório”, completou.

Nesta quinta (9), o tenente-coronel Rômulo Guedes e o sargento Moreira estiveram no município de Lajeado, onde se reuniram com a vice-prefeita do município, Gláucia Schumacher. A cidade é uma das 428 afetadas pelas tempestades.

Além de Lajeado, a Defesa Civil de Alagoas deve mapear nesta quinta (9) os municípios de Muçum, Encantado e Roca Sales, localizados no Vale do Taquari. “Estamos assessorando os municípios na governança do desastre, para que eles possam adquirir recursos e, restabelecidos, possam retomar à normalidade”, disse o secretário executivo.

Ele ressaltou que o reconhecimento do estado de calamidade da cidade por parte do governo federal – feito a partir do trabalho coordenado pela Defesa Civil de Alagoas – é um dos três processos para restabelecer a normalidade. “Além dele, tem a parte do socorro, feito por entidades competentes, e o restabelecimento de serviços públicos essenciais, como postos de saúde e escolas”, enumerou.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas