Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputado cobra do Governo de AL informações sobre instabilidade no Portal da Transparência

Cabo Bebeto quer saber da Secom o que está acontecendo com o site que detalha o gasto público

O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) encaminhou ofício ao governo do Estado pedindo esclarecimentos sobre a instabilidade no Portal da Transparência, que, segundo o parlamentar, já dura alguns dias. Nesta manhã, quem tentou acessar o site não conseguiu.

A solicitação foi enviada nesta quinta-feira (23), de forma eletrônica, para saber os motivos que levaram o portal a sair do ar e qual seria a previsão para que o funcionamento fosse regularizado.

“É estranho o Portal da Transparência apresentar estes problemas há alguns dias, mas não quero fazer juízo de valor antes de saber o real motivo desta instabilidade. Por isso, pedi informações à Secom do Estado e espero as respostas. O que posso adiantar é que é, no mínimo, estranho”, afirmou Cabo Bebeto.

Artigos Relacionados

A Gazetaweb questionou à assessoria de comunicação do ITEC [Instituto de Tecnologia em Informatica e Informação] sobre o problema. O órgão adiantou, no entanto, que a instabilidade na rede foi registrada recentemente, mas que já havia sido solucionada, por isso iria checar o que estava, de fato, acontecendo.

Depois, enviou uma nota com a seguinte explicação: “Em razão da instalação de novos equipamentos de segurança e da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) o Portal da Transparência Graciliano Ramos e alguns outros serviços estão atravessando instabilidades nos últimos dias. Os técnicos do ITEC já receberam chamado, estão cientes e trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível”.

O Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro. É possível acompanhar uma série de situações pelo portal.

Nele, o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública.