Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Com alta de casos em AL, infectologista tira dúvidas sobre meningite

Vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença, segundo especialista; MS informou que Estado tem 53 casos confirmados este ano

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

Considerando a alta do número de casos de Meningite Viral registrados nas últimas semanas epidemiológicas no Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió faz um alerta sobre os cuidados necessários contra a doença. No Estado, apenas este ano, foram confirmadas 53 infecções, segundo dados do Ministério da Saúde.

A vacinação é a principal forma de prevenção para as principais causas da meningite bacteriana. As vacinas meningocócica C, pneumocócica 10-valente (Conjugada) e pentavalente estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município em qualquer época do ano, e não é necessário esperar a campanha nacional para realizar a imunização.

Para fazer os esclarecimentos sobre a doença, o médico infectologista do PAM Salgadinho, Renee Oliveira, responde às principais dúvidas sobre a meningite, orientando à população sobre os sintomas, formas de transmissão e prevenção contra a meningite.

Artigos Relacionados

O que é a Meningite?

Renee Oliveira - A meningite é uma doença infecciosa, causada por vírus, bactérias e, às vezes, fungos. É uma doença que consiste no processo inflamatório das meninges, que são membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal.

O que é Meningite Meningocócica?

Renee Oliveira - A Meningite Meningocócica é um tipo de meningite bacteriana, provocada pela meningococcal. No Brasil, a bactéria mais prevalente é a meningococcal tipo C.

Quais são os sintomas da doença?

Renee Oliveira - Os sintomas consistem em febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a ponto do paciente não conseguir encostar o queixo no peito. Em caso de meningococcal, a doença também pode provocar manchas vermelhas pelo corpo.

Como acontece a transmissão?

Renee Oliveira - A transmissão depende do tipo de meningite. A meningite viral acontece pelo enterovírus, que é o principal vírus causador dessa doença. A forma de contágio desse tipo de vírus acontece através do contato com alimentos e água contaminados. Já a meningite bacteriana é transmitida através da respiração.

Onde procurar ajuda ao ser diagnosticado com meningite?

Renee Oliveira - O paciente deve dar entrada no sistema de saúde o mais rápido possível, buscar um local de pronto atendimento, geralmente UPAs, e ser transferido para os hospitais especializados para receber os cuidados necessários.

Como prevenir a meningite?

Renee Oliveira - A principal forma de prevenção contra bactérias que causam a meningite é a vacinação, que estão presentes no nosso calendário vacinal. No entanto, se alguém teve contato com uma pessoa que está com meningite, ela pode fazer a profilaxia, com a utilização de medicamentos para evitar o desenvolvimento de um quadro da doença.

*Com assessoria