Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Procon AL registra aumento de quase 200% no nº de cobranças indevidas no 2º semestre de 2022

Maioria das denúncias são oriundas, principalmente, de bancos digitais, empresas de abastecimento de água e de cosméticos

No segundo semestre deste ano, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL) registrou um aumento de quase 200% no número de cobranças indevidas em todo o estado de Alagoas.

Segundo o órgão, a maioria das denúncias são oriundas, principalmente, de bancos digitais, empresas de abastecimento de água e de cosméticos, que, consequentemente, estão negativando indevidamente o nome de alguns clientes.

Os dados apontam que o Procon atendeu 14.617 solicitações até novembro, obtendo 799 reclamações por cobrança indevida no período de 2 de janeiro a 17 de julho deste ano. Por outro lado, somente entre 18 de julho e 8 de novembro, foram contabilizadas 1.378 denúncias.

"É importante frisar que cobrança indevida ocorre a partir do momento que uma empresa ou vendedor estabelece cobrança de uma dívida ao consumidor que já foi paga e, ainda assim, emite uma notificação de cobrança", disse o Procon.

Artigos Relacionados

O diretor-presidente do Procon, Daniel Sampaio, ressaltou que é fundamental que o consumidor conheça essas informações, evitando assim transtornos no dia a dia. “É de extrema importância que os consumidores tenham acesso a essas orientações, pois este tipo de cobrança tornou-se comum ultimamente, e isso acaba frustrando o consumidor. Ressalto que o Procon Alagoas está sempre pronto para atender às demandas de todos os consumidores, independentemente do motivo estamos aqui para ajudar e representar o consumidor."

Em casos de cobrança indevida, recomendamos que o consumidor junte toda a documentação do processo, principalmente se foi feito um acordo de dívida junto a alguma instituição. Também é importante apresentar a carta de notificação da cobrança da dívida e informar como soube da situação. Com isso em mente, procure a unidade do Procon mais próxima de você e leve toda a documentação para abrir uma reclamação.

Os alagoanos que desejam registrar alguma denúncia podem entrar em contato por meio de mensagem o WhatsApp (82) 98876-8297, no número 151 e de forma presencial, mediante agendamento no site agendamento.seplag.al.gov.br.

*com informações da assessoria.