Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CARNAFOLIA

QG do Rás Gonguila vai transmitir em Maceió o desfile da Beija-Flor

Escola de samba homenageia Maceió na figura de Benedito dos Santos, o Rás Gonguila - um ícone que fez história com os blocos de carnaval da capital alagoana

Os maceioenses terão a oportunidade de assistir, no Jaraguá, ao desfile da Beija-FLor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, que este ano traz como tema “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. A transmissão no "QG do Rás Gonguila" começa às 23 horas, neste domingo (11). O enredo traz a história de Benedito dos Santos, o Rás Gonguila, criador do bloco carnavalesco Cavaleiro dos Montes, surgido por volta da década de 1930. Essa será a primeira vez na história que Maceió recebe uma homenagem no Carnaval da Marquês de Sapucaí.

Na capital fluminense, o horário marcado para a entrada da Beija-Flor no sambódromo é 23h. Aqui em Maceió, a transmissão fará parte da programação do Carnaval da cidade, que começa neste sábado (10) e contará com atrações locais para agitar o público. Serão orquestras de frevo e grupos de samba, pagode, axé e muito mais. No domingo (11), antes da Beija-Flor, os foliões que forem ao Jaraguá serão animados pelas banda Boca de Forno, que se apresenta a partir das 18h; Forrozão das Raios às 19h30; e, às 21h, Banda Cai Dentro.

Artigos Relacionados

Além de estar no tema do desfile, Maceió também estará presente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí através da participação de artesãos, brincantes e mestres do Patrimônio Vivo da cultura da capital. Benedito dos Santos Filho, Osvaldo dos Santos e Silviane do Nascimento, filhos de Rás Gonguila, vão desfilar reverenciando a memória do pai e mostrando que o Carnaval está no sangue.

Os artesãos da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), que já estão no Rio de Janeiro para o desfile da Beija-Flor, confeccionaram a renda de filé usada para compor fantasias e carros alegóricos da escola de samba. Eles foram levados à capital fluminense pela Prefeitura de Maceió, que está entre os patrocinadores do desfile da Beija-Flor em 2024.

Surgir como enredo da Escola de Samba Beija-Flor fortalece a identidade cultural de Maceió, que na noite deste domingo aparecerá como ponto de destaque do Carnaval brasileiro, o que é positivo para o turismo e para a economia da cidade.

Além da transmissão do desfile neste domingo, o QG do Rás Gonguila também transmitirá, na tarde da Quarta-feira de Cinzas, a apuração dos votos que consagrará a escola campeã do ano.

Com assessoria*