Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > blogs > DIVERSIDADE

Qual é o significado da palavra gay ?

O termo inglês foi incorporado em outras línguas, sendo usada com muita frequência noBrasile emPortugal. Embora, algumas vezes,gayseja usado como denominador comum entre homens e mulheres homossexuais ebissexuais, tal uso tem sido constantemente rejeitado por implicar na invisibilidade ante alesbianidadee a bissexualidade. Da mesma forma, osenso comum, algumas vezes, atribui a palavra a pessoastravestisoutransexuais, atribuição esta resultante do desconhecimento da distinção entresexualidadeegênero.

Conquanto a cultura contemporânea em geral tenha herdado o termo diretamente do inglês (gay,"alegre, jovial"), o vernáculo inglês colheu-o dofrancês arcaico(gai, 'que inspiraalegria') e este obteve-o dolatim tardio(gaiu, com semelhante significado).

Assim, aetimologiaremonta o termo atual a três transições cultural-linguísticas: do latim tardio ao francês; do francês (arcaico) ao inglês; do inglês às demais culturas atuais.

A palavra originariamente não tinha conotação sexual necessária. Era usada para designar uma pessoa espontânea, alegre, entusiástica, feliz, e, nesse sentido, pode ser encontrada em diversas literaturas americanas, sobretudo as anteriores àdécada de 1920.

No entanto, o significado preliminar da palavragaymudou drasticamente nosEstados Unidos, vindo a assumir o significado primordial atual para definir pessoas que sentem atração sexual por pessoas do mesmo gênero, que, com a difusão da cultura estadunidense, tem sido amplamente utilizado.

O termogay, já marcado pela conotação sexual, ao ser difundido pelos países lusófonos, era utilizado principalmente de forma pejorativa contra homensgaysa partir do século XX.      Contudo, a utilização da palavra pelos próprios homossexuais, a se referirem a si mesmos, fez com que a conotação negativa fosse amenizada. Em outras palavras, os homossexuais apropriaram-se da palavra, na busca de retirar-lhe, assim, a carga insultuosa.

Existem muitos sinônimos desta palavra no idioma português. No entanto, o uso dessas palavras é desaconselhado por serem consideradas de uso chulo e/ou de fundo preconceituoso.

Tags