Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > blogs > ARIVALDO MAIA

Comissão de Arbitragem afasta Francisco Carlos do Nascimento por 30 dias

Chicão pegou um 'gancho' de 30 dias e fica fora das finais do Alagoano/2021 (Foto: ge.globo/AL)

Segundo presidente da CA-FAF, Charles Hebert, árbitro interferiu no resultado de CRB 2x1 Aliança, jogo considerado decisivo pelo Alagoano.

Depois de marcar um pênalti inexistente em favor do CRB, na partida decisiva da volta da semifinal do Alagoano, entre CRB e Aliança, o árbitro central Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, foi afastado pela Comissão de Arbitragem (CA-FAF), pelo período de 30 dias. Segundo o presidente da comissão, Charles Hebert, o árbitro "interferiu diretamente no resultado, em um jogo considerado decisivo".

A penalidade, que foi contestada por vários integrantes da imprensa esportiva, torcedores e, sobretudo, por dirigentes do Aliança, nas redes sociais e até mesmo durante a transmissão do jogo, foi assinalada no primeiro tempo, quando o Galo estava perdendo por 1 a 0.

Os Analistas Estaduais de Arbitragem fizeram avaliação da atuação de Chicão, utilizando o aplicativo IAFUT (Aplicativo de Avaliação da Arbitragem), desenvolvido em Santa Catarina. Também foi analisada por meio das imagens do jogo, transmitidas ao vivo pela FAFTV.

A atuação de Chicão teve nota 6.6, é claro, abaixo de 7,0, nota mínima exigida aos árbitros e assistentes. "Quem recebe nota abaixo de 7 é afastado para Aprimoramento Técnico. No caso dele, afastamos pelo período de 30 dias, em virtude de o equívoco ter prejudicado uma das equipes, interferindo no placar e no resultado da partida. Podendo ter prejudicado a equipe, até mesmo, em uma possível classificação para a final do Campeonato Alagoano", justificou Charles Hebert, em conversa com a Gazetaweb.

Ele explicou, ainda, que Francisco Carlos foi afastado pelo Regulamento da Comissão e pelas notas aferidas pelo IAFUT. "Desde 2018 implantamos o Portal da Transparência da Arbitragem", concluiu o presidente da CA-FAF.

Segundo relatório da comissão, Chicão teve "Arbitragem regular. Interpretação equivocada de uma jogada na área penal. Interferência no placar/vencedor".

Vale lembrar que o CRB se classificou para a grande final do Estadual, contra o rival CSA, cujo primeiro jogo será neste sábado, às 17 horas, no Rei Pelé.

Blog e Fernanda Medeiros - Gazetaweb

Tags