Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Doenças pneumocócicas têm origem bacteriana e são responsáveis por mais de 70 mil mortes de idosos por ano no Brasil

Otorrino explica que contaminação aumenta durante o inverno e vacina, além da adoção de hábitos saudáveis de vida, é o principal meio de prevenção

As doenças pneumocócicas são causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae e, de uma maneira geral, costumam ser prevalentes na população, pois muitas pessoas saudáveis carregam o microrganismo nas mucosas do nariz e da garganta. No entanto, é preciso ficar atento às complicações que essas patologias podem gerar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,6 milhão de pessoas morrem por ano por causa das doenças pneumocócicas. No Brasil, as estatísticas revelam que elas são responsáveis por 272 mil internações e mais de 70 mil mortes por ano de pessoas com mais de 60 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

O otorrinolaringologista do Sistema Hapvida Maceió, Dr. Gleydson Lima, chama atenção para a importância do diagnóstico precoce dessas patologias, que, se não tratadas corretamente, podem levar à morte em um curto espaço de tempo.

Artigos Relacionados

Conheça os principais tipos de doenças pneumocócicas

Pneumonia, meningite, sinusite e otite são algumas das mais conhecidas doenças pneumocócicas. O médico explica que, durante o inverno e o início da primavera, a contaminação aumenta, sendo o contato de pessoa para pessoa, por meio da inalação de gotículas infectadas, o principal meio de transmissão.

“A doença se desenvolve quando o microrganismo se multiplica no corpo e ocorre, geralmente, por incapacidade do sistema imunológico de combater o invasor”, comenta o especialista. Quando uma pessoa é infectada, os sintomas tendem a ser variáveis e dependem do órgão afetado.

“A pneumonia causa febre, calafrios, faltar de ar, tosse e uma sensação geral de mal-estar, assim como a meningite, que, além desses sintomas, também provoca rigidez no pescoço. A otite, por sua vez, além da dor de ouvido, resulta em tímpanos vermelhos e abaulados, perda da audição e desequilíbrio. Já a sinusite gera secreção de pus no nariz, obstrução nasal e dor nos ossos da face”, afirma o otorrino.

Importância da vacinação e hábitos saudáveis de vida

Atualmente, a vacina pneumocócica é a principal forma de prevenção contra as doenças pneumocócicas, que também podem gerar consequências graves à saúde de crianças e pessoas com doenças crônicas. Por isso, o imunizante é indicado, principalmente, para os pequenos com mais de dois meses, além de idosos acima dos 65 anos de idade.

“Também é fundamental que as pessoas mantenham hábitos saudáveis, boa higiene, boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos, além de não descuidar de doenças existentes, como cardiopatias, diabetes, hipertensão e qualquer enfermidade que afete o sistema imunológico”, conclui.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas