Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Windowsfx: brasileiros criam 'Windows 11 grátis' baseado em Linux

Sistema operacional da Microsoft ainda não oferece a liberdade desejada por alguns usuários, como os desenvolvedores brasileiros da distribuição LinuxFX

Com diversos recursos e um distinto visual, o Windows 11 já reúne uma legião de fãs mesmo na fase de testes. O novo sistema operacional da Microsoft já até tem data de estreia, porém parece ainda não oferecer a liberdade desejada por alguns usuários, como os desenvolvedores brasileiros da distribuição LinuxFX.

Composta de apenas quatro membros, a equipe liderada pelo desenvolvedor Rafael Rachid conseguiu reproduzir os principais recursos do Windows 11 com grande fidelidade na distribuição Windowsfx 11, baseada nos códigos de KDE Plasma e Ubuntu Core. O charme da interface da Microsoft é traduzido no tema WX Desktop, aplicado ao ambiente de trabalho (DE) da KDE, que apresenta toda a estética do vindouro sistema operacional, incluindo ícones, animações personalizadas e diversas modificações.

Leia também

Além da apresentação refinada, o Windowsfx 11 oferece todos os recursos que tornam o Linux uma das principais alternativas para os internautas graças ao kernel e gerenciador de pacotes utilizados pela novidade — os mesmos presentes no estável e seguro Ubuntu 20.04. Essa característica facilita o processo de instalação de aplicativos com apenas algumas linhas de comando, aumentando a acessibilidade da distro para mais usuários.

Futuras atualizações

Em entrevista ao TecMundo, Rachid revelou que o Windowsfx 11 seguirá o cronograma de lançamento do Windows 11 e promete novos recursos para o futuro. As possíveis atualizações incluem novo painel de controle, gerenciador de temas aprimorado e mais funções para o Helloa, um assistente de voz proprietário incorporado desde a versão 10.7 da distribuição Linux.

A equipe também aproveitou para comentar que o Windowsfx 11 está sendo desenvolvido conforme os termos de uso da Microsoft, utilizando ferramentas de código aberto disponíveis no site do próprio projeto. Assim, a distro não estaria "diretamente infringindo" qualquer direito da empresa de Redmond.

Salvando PCs antigos

Os desenvolvedores reforçaram a importância do projeto ao poder salvar PCs antigos. Segundo os responsáveis, o LinuxFX busca evitar o "descarte" desnecessário de computadores incompatíveis com o Windows, segundo os requerimentos da Microsoft.

"Pessoas e empresas que só precisam de um computador seguro para trabalhar ou navegar na internet serão diretamente beneficiadas com o nosso sistema", afirmou Rachid. "Pessoas sem dinheiro para comprar um computador novo — mundo afora — também".

O LinuxFX existe desde 2007 e ganhou notoriedade com sua distro baseada no Windows 10. E o impacto do sistema pode ser ainda maior com a versão inspirada no Windows 11, já que o sistema da Microsoft é mais exigente nos requisitos e pode até ficar sem updates em máquinas incompatíveis.

Disponibilidade

O Windowsfx 11 está disponível em forma de ISO para as plataformas x86 e ARM, possibilitando instalação em diversos dispositivos, como o Raspberry Pi. O sistema conta com uma versão totalmente gratuita e pode ser adquirido por usuários corporativos, o que inclui suporte da equipe de desenvolvimento.

A versão atual do Windowsfx 11 ainda está em prévia, o que, assim como o Windows 11 para Insiders, pode apresentar alguns bugs durante o uso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas