Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Twitter responde a acusações de não combater fake news no Brasil

Empresa explicou que está acompanhando as discussões envolvendo sua atuação no combate à desinformação

Após uma série de acusações, a versão nacional do Twitter finalmente se posicionou sobre a hashtag "#TwitterApoiaFakeNews", que esteve em alta nos últimos dias na rede social e até rendeu movimentações do Ministério Público.

Em uma thread, a empresa explicou que está acompanhando as discussões envolvendo sua atuação no combate à desinformação e que seus processos serão revisados internamente. A rede social, no entanto, reforçou algumas medidas adotadas desde o início da pandemia.

Leia também

Segundo o Twitter, "desde março de 2020, o Twitter tem uma política para tratar informações enganosas sobre covid-19, que não prevê a atuação em todo conteúdo inverídico ou questionável sobre a pandemia, mas em tweets que possam expor as pessoas a mais riscos de contrair ou transmitir a doença".

Segundo o comunicado, a rede tem o objetivo de "não arbitrar a verdade e dar às pessoas que usam o serviço o poder de expor, contrapor e discutir perspectivas".

A empresa também lamentou os ataques diretos a profissionais da companhia: "ninguém no Twitter é responsável, sozinho, por nossas decisões, e é lamentável ver pessoas que trabalham na empresa sofrerem cobranças dirigidas como se respondessem pelas medidas isoladamente".

Entenda as acusações

Os usuários que levantaram a hashtag "#TwitterApoiaFakeNews” chamam a atenção em relação à ausência de um recurso contra a propagação de desinformação na versão brasileira da rede. A funcionalidade que denuncia posts com informações falsas já é utilizada nos Estados Unidos, na Austrália e na Coreia do Sul desde agosto do ano passado.

Durante o lançamento do recurso, a empresa afirmou que, dependendo do resultado nos três países, a ferramenta poderia ser liberada em todo o mundo. Até o momento, porém, não foram divulgadas mais novidades envolvendo a chegada do recurso em outras regiões.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas