Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Óculos com fita adesiva e vítima dormindo vencem FaceID para desbloquear iPhone

Especialistas da Tencent demonstraram ataque contra o sistema de segurança da Apple

Especialistas da chinesa Tencent demonstraram que é possível burlar o FaceID, o sistema de reconhecimento facial usado no iPhone, usando óculos e fita adesiva se a vítima estiver dormindo ou inconsciente.

Eles descobriram que, quando o FaceID analisa uma pessoa que está usando óculos, a tecnologia apenas procura por um ponto branco onde estaria o olho, não sendo necessário criar uma réplica do olho da vítima: os óculos têm potencial para funcionar em qualquer pessoa quando colocados sobre a face da vítima, permitindo que o FaceID a reconheça de olhos fechados.

Leia também

A pesquisa foi conduzida por três especialistas do Tencent Security Xuanwu Lab que se identificaram como Yu Chen, Bin Ma e HC Ma. Eles apresentaram a técnica em uma palestra na conferência de segurança Black Hat, em Las Vegas.

Tecnologias de autenticação biométricos ? que reconhecem a pessoa pela voz, rosto ou impressão digital ? devem verificar se a pessoa está consciente para que a trava de segurança digital não coloque em risco a segurança física do indivíduo. Isso é normalmente um desafio para esses sistemas, principalmente quando é necessário equilibrar a segurança com a conveniência de uso.

No caso do FaceID, é a compatibilidade com óculos que permite o ataque. Segundo o trio da Tencent, quando FaceID detecta um par de óculos, o reconhecimento do olho é substituído pela busca por um ponto branco onde o sistema acredita que o olho estaria.

O reconhecimento facial do FaceID é feito em 3D. Para detectar o olho em um rosto com óculos, ele passa a aceitar um sinal em apenas duas dimensões. A situação se agrava ainda mais em um ambiente escuro.

Apesar de funcional e simples, o ataque necessita que o invasor tenha acesso ao iPhone da vítima e à própria vítima, que precisaria estar dormindo ou inconsciente enquanto os óculos são colocados na face.

Procurada, a Apple não se manifestou até a publicação da reportagem.

O FaceID é considerado o melhor sistema de reconhecimento facial em celulares. Em aparelhos Android, a preferência é pelo reconhecimento de digital. Embora diversos aparelhos Android ofereçam a opção de reconhecimento facial, essa opção às vezes não é recomendada nem pelo fabricante.

Desde o iOS 11, o iPhone inclui um recurso de SOS de emergência que pode ser ativado segurando o botão lateral e um dos botões de volume. Essa função desativa o FaceID ou o TouchID, exigindo o uso da senha para o próximo desbloqueio, sendo ideal para situações em que o usuário corre risco de coação ou de ter seu rosto ou digital usado sem permissão para realizar o desbloqueio. O Android 9 introduziu uma tecnologia semelhante chamada "Bloqueio Total".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas