Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Ministério vai usar app gay para dar orientações sobre HIV na Olimpíada

Aplicativo é voltado ao público gay e pretende atingir até 7 mil pessoas; iniciativa busca dar orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento

O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (28) a campanha "Close Certo", que tem como objetivo dar orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. Jovens capacitados pelo Ministério da Saúde estarão o tempo todo online no aplicativo Hornet - rede social de encontro gay que conta com mais de 1 milhão de usuários no Brasil - para tirar dúvidas sobre HIV e Aids durante o evento, que vai de 1° de agosto a 18 de setembro. A intenção é atingir pelo menos de 5 a 7 mil usuários.

São 15 colaboradores e três tutores que terão os perfis sinalizados com um laço azul. Eles são voluntários de diversos estados. O grupo vai tirar dúvidas sobre prevenção, diagnóstico, acesso a antirretrovirais por quem teve sexo com alguém enquadrado em algum grupo de risco. Assim que a campanha começar, uma mensagem de aviso será encaminhada a todos os usuários do aplicativo.

Leia também

"É uma linguagem específica entre o público gay. É o canal certo de comunicação entre esse público, pode passar a mensagem de forma muito melhor do que um relatório nosso da ONU", disse Georgiana Orillard, diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

Os integrantes da campanha também podem esclarecer dúvidas sobre outras doenças sexualmente transmissíveis. A ação é voltada principalmente a homens gays e HSH (homens que fazem sexo com outros homens), que são o público mais vulnerável. A ação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Em 2004, a taxa de detecção entre jovens de 15 a 24 anos foi de 9,5 casos por 100 mil habitantes, com 3.419 casos notificados. Em 2014, foram 4.669 casos, o que representa uma taxa de detecção de 13,4 por 100 mil habitantes. Isso representa um crescimento de 41% em 11 anos.

Segundo a diretora do departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, a diferença entre gerações tem impacto nesse resultado. "Temos 30 anos de epidemia e esses jovens de 15 a 24 que estão se infectando não viram o que os mais velhos presenciaram: a morte de amigos, de líderes, cantores, personagens importantes para a época. A evolução do tratamento fez com que a Aids não tivesse mais o aspecto que tinha no início. Isso faz com que esse temor fosse minimizado", disse.

A ideia do "Close Certo" surgiu devido ao grande número de celulares e smartphones no país. "É um elo entre inovação e prevenção que atinje o jovem de hoje. Hoje temos 206 milhões de habitantes no Brasil, mas são 276 milhões de celulares. É o espaço em que os jovens estão", completou Adele.

O momento da campanha abrange o período da Olimpíada devido ao número de estrangeiros que o país vai receber. "É importante nesse momento dar informação correta para população brasileira sendo que muitos HSH de outros países estarão aqui", ressaltou a diretora.

É uma proposta de um projeto piloto, por isso está sendo iniciado por um grupo pequeno de 18 jovens colaboradores. Se tiver sucesso, poderá ser ampliado. O projeto inicial espera que cada colaborados tenha pelo menos 50 interações por dia, o que resultaria em até 7 mil contatos.

Atualmente, o Brasil tem 800 mil casos de HIV e nos últimos cinco anos 12 mil pessoas infectadas morrem por ano no país.  No mundo, 2 milhões de pessoas são infectadas por ano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas