Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Metaverso de Zuckerberg ganha óculos com realidade mista e avatar com perna

Em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, a Meta apresentou mudanças para o Horizon Worlds

Na tarde de terça-feira (11), o grupo dono do Facebook, Instagram e WhatsApp realizou o Meta Connect 2022, evento de anúncio de produtos e novidades em tecnologias imersivas. Como já esperado, o assunto que dominou a conversa foi o metaverso -obsessão do presidente-executivo, Mark Zuckerberg.


Em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, a Meta apresentou mudanças para o Horizon Worlds, o espaço virtual em desenvolvimento, e parcerias com grandes nomes da tecnologia para transformar treinos, jogos e até mesmo trabalho em uma experiência digital mais perto do real no mundo físico e coletiva.

Leia também


Junto a isso, o grupo anunciou o Oculus Quest Pro, a última versão do óculos de Realidade Virtual (RV) da empresa. Consideravelmente mais avançado que os anteriores, o novo dispositivo promete captar melhor as expressões dos usuários e trabalhar com Realidade Mista - manipular objetos virtuais com gestos físicos.


É bom lembrar: tal qual na edição anterior, o Meta Connect 2022 abriu com um grande asterisco: parte dos produtos está em estado de testes e podem chegar com mudanças ao público - ou ainda, nem chegar.


METAVERSO EM TODO LUGAR


A primeira grande promessa do Meta Connect foi de vencer a barreira de acessibilidade do metaverso. A Meta está estudando formas de levar o acesso ao mundo virtual pelo celular e navegador.


A empresa insistiu na tecla de que a realidade virtual consegue aproximar mais as pessoas por contar com linguagem corporal e expressões faciais, e que parte desses recursos estariam limitados no acesso por esses dispositivos. Ainda assim, com isso a empresa acredita que mais usuários se juntarão ao espaço virtual.


E para que essa imersão seja bem diferente de uma chamada do Zoom em 3D, a Meta anunciou parcerias com empresas de outros setores, como o canal NSBC, que quer criar espaços digitais para séries, como "The Office" e conteúdos da Dreamworks.


No evento, não foi revelado como esses "metaversos temáticos" funcionariam.


Por outro lado, revelou que o Horizon Worlds deve ser integrado com todas as outras contas do usuário, bem como a outros serviços, como o app de videochamadas Zoom, ou ainda, a suíte de escritório virtual da Microsoft, o Teams. Ambos os programas terão integração com o Facebook, para que avatares em 3D da pessoa apareçam no lugar.


Aliás, a Meta aposta que isso se torne tão normal que, no futuro, selfies tiradas no metaverso estarão nas suas contas do Instagram. Em ambos os casos, a empresa informou que as integrações estão em estágios preliminares, e não há previsão de chegada da novidade.


O diretor de tecnologia da Meta, Andrew Bosworth, afirmou que os jogos serão outra grande promessa do Metaverso, que, só no ano passado, gerou US$ 33 bilhões em lucro para os desenvolvedores de games da plataforma.


A empresa apresentou versões imersivas de títulos já conhecidos, como o shooter SuperHot e o clássico de sobrevivência, Resident Evil 4. Além disso, uma parceria com a Sony e Marvel rendeu exclusivos, como Iron Man e Walking Dead: Saints and Sinners.


E aos fãs de Xbox, uma boa notícia: a Microsoft fechou uma parceria para que jogos do Cloud Gaming possam rodar diretamente pelo óculos RV.


OCULUS QUAEST PRO


O maior destaque do evento foi o novo dispositivo de realidade da Meta, o Oculus Quest Pro.


Anteriormente conhecido por "Projeto Cambria", o óculos é um dos maiores investimentos do Reality Labs, a unidade da empresa responsável por dar vida ao metaverso. Segundo a Reuters, o grupo acumulou prejuízo de 10,2 bilhões de dólares em 2021 e de quase 6 bilhões até agora este ano.


Mas a expectativa do Facebook é recuperar a fé dos usuários em seu novo projeto. O Quest Pro conta com câmeras voltadas para o rosto do usuário, e é capaz de ler e detectar expressões faciais para reproduzi-las em tempo real no mundo digital.


Além de mais imersividade e um novo design mais leve, o Quest Pro também é o primeiro dispositivo do Reality Labs a implementar Realidade Mista (RM), que é quando o mundo digital consegue se sobrepor ao real.


Essas funções, em conjunto com outros aplicativos, permitirão que designers, arquitetos e outros profissionais visuais consigam criar projetos virtuais com as próprias mãos, desenhando e manipulando com o conjunto de controles.


"A principal razão pela qual estamos neste espaço é que achamos que a realidade virtual pode ser muito poderosa para conexão social e, com o Quest Pro, queremos trazer mais dessa tecnologia também para o contexto de trabalho, onde a Microsoft já tem alguns produtos incrivelmente bem-sucedidos no mercado", disse Zuckerberg durante o evento.


Os óculos de realidade virtual e mista já estão disponíveis para pré-venda em países que já contam com o Oculus Quest 2, por US$ 1.499,00 - e estará disponível a partir de 25 de outubro.


AVATARES MELHORADOS E COM PERNAS


O que sempre foi alvo de críticas e piadas na internet recebeu um bom tapa no visual: a aparência dos avatares no Horizon Worlds.
Além de anunciar mais opções de corpos e de itens do cotidiano de pessoas com deficiência, como aparelhos auriculares e cadeiras de rodas, o aspecto visual do metaverso foi repaginado. Os avatares possuem mais detalhes e mais expressões faciais, lembrando bastante a versão em resposta às críticas.


Outra novidade foi a inclusão de um elemento cuja ausência contribuía para a estranheza do Metaverso: as pernas. Sem uma forma de escanear e registrar os movimentos da parte inferior do corpo, os avatares do Horizon Worlds ficavam "flutuando" no cenário.


Agora, a empresa diz ter implementado inteligência artificial para gerar automaticamente a posição das pernas, com base na postura superior do corpo. Tanto o visual quanto a parte inferior dos avatares deve chegar em 2023.


AVATARES REALISTAS


E, talvez, para sepultar de vez a ideia de visual rudimentar, a Meta apresentou os avanços que teve em detecção de faces pelos Codecs, a tecnologia de criação de avatares fotorrealistas -algo já apresentado na edição anterior do evento.


O principal avanço, além da qualidade da imagem, é a garantia de que o avatar poderá ser gerado não só por óculos de realidade virtual, mas também por um celular, bastando escanear o rosto em expressão neutra por alguns minutos.
Embora bem avançado, esta versão ainda está em fase de testes e não recebeu prazo para chegar aos usuários.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas