Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

LoL e CS:GO passam Free Fire em eSports mais vistos de 2020; veja lista

Jogos mobile marcam presença na lista; acessibilidade e diversidade atraem interesse do público

League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive estiveram a frente de Free Fire nos jogos mais assistidos de eSports em 2020. Dota 2 e PUBG Mobile completaram o top-5 divulgado pelo Esports Charts, um site que analisa e investiga desenvolvimento de eSports em streaming. O ano passado foi marcado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e também por diversos torneios internacionais cancelados. Com isso, mais pessoas ficaram em casa e acompanharam os torneios que sofreram com as mudanças. A lista conta com dois jogos para celular (Free Fire e PUBG Mobile), o que carimba a força dos jogos de smartphone no cenário de eSports.

Confira a seguir o top-5 dos jogos de eSports mais populares em 2020:

5 - Free Fire

Durante o ano de 2020, Free Fire cresceu cerca de 246% com 132 milhões de horas assistidas. O jogo teve pico de espectadores com 2,5 milhões e o torneio mais popular foi FFCS 2020 Ásia. Além de ser uma força no continente asiático, o jogo se consolida cada vez mais na América Latina - especialmente no Brasil. Graças a acessibilidade do mobile, Free Fire já se tornou um dos maiores jogos no país - principalmente pela diversidade do público.

Jogadores e criadores de conteúdo promovem diariamente o battle royale. No ano passado, a organização da LOUD assinou exclusivamente com a plataforma da Twitch. O site de streaming aumentou as visualizações em 127% nas primeiras semanas na categoria de Free Fire. Gabriel "bak", da LOUD, recentemente bateu o recorde de espectadores simultâneos na Twitch, com 511 mil pessoas em seu canal. O streamer Bruno "Nobru", uma das maiores figuras do cenário de eSports, também assinou com a Twitch e impulsionou as visualizações do game da Garena na plataforma.

4 - PUBG MOBILE

A versão mobile de PUBG alcançou a marca de 134,5 milhões de horas assistidas. O jogo também teve um pico de 1,153 milhões de espectadores, sendo o torneio mais visto as finais da PMWL 2020 East. PUBG Mobile teve quatro vezes mais horas assistidas do que a versão para computador em 2020.

O cenário de eSports de PUBG Mobile conta com um desenvolvimento regional e torneios populares como PUBG Mobile Club Open, que acontece em mais de dez regiões e também o torneio da Pro League. Mesmo com o jogo banido na Índia, os campeonatos continuam em constante evolução na Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos.

3 - Dota 2

Afetado pela pandemia, Dota 2 é uma das modalidades que sempre rodou o cenário de eSports em campeonatos internacionais - principalmente o The International. Com o cancelamento do principal torneio e de campeonatos menores, a popularidade do jogo caiu 11%. Porém, Dota 2 ainda acumulou 253 milhões de horas assistidas com um pico de espectadores de 508 mil. A final da ESL One LA 2020 Europe & CIS entre a OG Esports e Virtus.Pro foi a mais assistida.

A Europa foi o continente que recebeu mais torneios populares durante 2020. Outros torneios como EPIC League Season 2 Division e OMEGA League: Europe Immortal Division também ajudaram Dota 2 a se manter como um dos jogos mais populares e vistos no competitivo.

2 - CS:GO

Igual o MOBA da Valve, o calendário competitivo de CS:GO é voltado para os torneios internacionais. Além dos problemas por conta da pandemia, Counter-Strike também sofreu com a chegada de Valorant, FPS da Riot Games. No entanto, o jogo teve mais de 354 milhões de horas assistidas e mais de 1 milhão no pico de espectadores. Um dos campeonatos mais importantes de CS:GO, a final da IEM Katowice 2020 foi a mais assistida com a decisão entre G2 Esports e Natus Vincere.

CS:GO conta com uma audiência fiel: a finalíssima da IEM Katowice 2019 bateu o recorde de espectadores simultâneos em torneios que não fossem o Major. O jogo teve um crescimento de quase 25% em horas assistidas durante o ano de 2020. Diferente do Dota 2, CS:GO não se mantém com público apenas em mundiais; outros torneios importantes que, foram realizados no formato online, também chamaram a atenção. O impacto do público brasileiro também foi um dos fatores do número não ter caído, principalmente pelo trabalho feito por Alexandre "Gaules", uma das figuras brasileiras mais conhecidas de CS:GO no mundo. O streamer foi o segundo mais assistido do mundo em 2020 e também recebeu o prêmio de Maior Participação Social em 2020 na Twitch.

1 - League of Legends

Um dos maiores jogos do mundo no eSports, League of Legends continua sendo o jogo mais popular. LoL teve cerca de 580 milhões de horas assistidas durante o ano todo, crescendo em torno de 21%. A final do Worlds 2020 entre DWG KIA e SNG foi a partida mais assistida com mais de 3,8 milhões de pico de espectadores.

As ligas de Europa, CIS e América do Sul bateram recordes em estatísticas de visualizações. A final do CBLOL 2020 entre INTZ e paiN Gaming teve o recorde de audiência com 396 mil espectadores simultâneos, nas plataformas de Twitch e YouTube. A LCS, LEC e LCK foram as ligas que mais contribuíram para o sucesso do MOBA nas plataformas de streaming.