Instagram testa deixar as pessoas decidirem se querem ou não ver números de curtidas

Desde 2019, rede social passou a ocultar quantidade de 'likes' nas postagens; somente o dono do perfil tinha acesso ao total. Agora, ver essa informação nos seus posts e nos de outras pessoas será opcional

O Instagram anunciou nesta quarta-feira (14) um novo teste em todo o mundo todo sobre a visualização do número de curtidas nas publicações.

De acordo com a rede social, "uma parcela das pessoas poderá decidir qual a melhor opção" entre 3 disponíveis:

  1. não visualizar o número de curtidas em publicações de outras pessoas (que é a regra atual);
  2. desativar a contagem para suas próprias publicações;
  3. manter a experiência original, exibindo o número total de curtidas em ambos.

Em 2019, a plataforma iniciou um teste ao redor do mundo em que ocultou a contagem de curtidas em postagens. Posteriormente, o experimento foi ampliado para todo o mundo.

Na época, a rede social afirmou que não queria que as pessoas sentissem que "estão em uma competição" e se concentrassem "mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem".

"Decidimos fazer este novo teste porque o feedback que recebemos dos usuários foi misto", disse a empresa em nota ao G1.

O Instagram afirmou que algumas pessoas se sentiram menos pressionadas ao não ver os "likes", enquanto outras queriam identificar tendências e os conteúdos mais populares na rede.

A opção para ver ou não as curtidas também será ampliada para o Facebook, que é dono do Instagram.

"A princípio, este teste acontecerá no Instagram, mas também estamos explorando uma experiência semelhante para o Facebook", afirmou a companhia.