Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Empresa alagoana implanta tecnologia em aplicativo para surdos

Como não é um produto, mas uma nova tecnologia, eles pretendem inserindo-a nos produtos gradativamente

Em agosto, a Hand Talk apresentou um terceiro conceito: o Hand Talk Motion, para traduzir Libras ou ASL para ouvintes, apenas apontando a tela do celular. O projeto deve ser lançado nos próximos anos. De acordo com Carlos Wanderlan, diretor de tecnologia da Hand Talk, o Motion é a nova tecnoloia.

"O motion estará presente em vários dos nossos produtos futuramente. Utilizando inteligência artificial nós conseguimos capturar informações em vídeo sobre o que as pessoas estão sinalizando em Libras, e com isso termos a comunicação nos dois sentidos: Língua falada/escrita -> Língua de Sinais e Língua de Sinais -> falada/escrita. Um sonho de muitos anos da Hand Talk", disse Carlos Wanderlan.

Leia também

Com relação as reações da comunidade surda quanto a nova funcionalidade, Carlos Wanderlan diz que essa nova tecnologia foi apresentada recentemente, durante o evento (LINK - Festival Digital de Acessibilidade https://linkfestival.me/ ). "E a receptividade foi imensa, pois abre diversas outras possibilidades de comunicação e novos produtos. A Hand Talk vem há bastante tempo investindo tempo e conhecimento para que o Hand Talk Motion se tornasse realidade. E intensificamos ainda mais após o processo de aceleração que tivemos "Google AI Impact Challenge", onde pudemos aprofundar nas novas tecnologias e conversas com especialistas e engenheiros em Inteligência Artificial do Google, foi um grande avanço para tudo que está por vir".

Como não é um produto, mas uma nova tecnologia, eles pretendem inserindo-a nos produtos gradativamente. "Teremos esse recurso em algumas das nossas soluções em breve, e quem sabe até em novos produtos que poderão surgir por causa desse novo horizonte, essa nova possibilidade de comunicação de duas vias".

Sobre o diferencial do financiamento da google para o projeto e a escolha do projeto, para o incentivo, no ano de 2019, Carlos disse que "participar do Google AI Impact Challenge foi essencial para que pudéssemos acelerar o processo da nova tecnologia, tanto em recursos quanto em conhecimento. Essa aceleração iniciou em 2019 e seguimos aplicando todo conhecimento e rede de contatos para tornar realidade. Hoje podemos afirmar que a Hand Talk é referência na utilização da Inteligência Artificial para Língua de Sinais. O Hand Talk Motion é resultado de tudo isso".

Na época, o Hand Talk possuía um vocabulário de 25 milhões de palavras. Hoje, esse vocabulário já foi expandido.

"É difícil precisar quantidade de sinais, pois nossa máquina de tradução atualmente funciona de forma diferente, mais eficiente, mais versátil para entregar uma qualidade de tradução muito superior do que anos atrás onde o sistema se comportava de maneira diferente. E lembrando que a Hand Talk hoje trabalha com a tradução para 02 Línguas de Sinais distintas: Libras (Brasil) e ASL (American Sign Language - EUA). Então esse indicador de sinais na ferramenta é menos relevante do que a enorme capacidade de tradução que nossa plataforma consegue realizar. A nossa plataforma, atualmente, traduz 43 milhões de palavras mensalmente em nossos produtos e esse número tem crescido mês a mês", concluiu.

Além do aplicativo a Hand Talk possui o Plugin de tradução para Libras, onde tornamos o conteúdo dos site dos clientes acessíveis na Língua Brasileira de Sinais. Vocês podem saber mais da solução em nosso site (http://www.handtalk.me)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas