Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Facebook chega a 1 milhão de usuários na rede de anonimato Tor

Rede social pode ser acessada na rede Tor por site '.onion' e app Android

O Facebook já é acessado por mais de um milhão de usuários a partir da rede anônima Tor, anunciou a rede social na sexta-feira (22). Como o Facebook não é um serviço anônimo, a principal vantagem dessa opção está na possibilidade de burlar mecanismos de censura. Essa rede é associada à "Deep Web" ou "internet profunda".

Os números de audiência da rede social consideram tanto o site quanto o aplicativo. Disponível só em apps de smartphones Android, o suporte à navegação na rede Tor para aparelhos móveis foi adotado em janeiro de 2016. A opção para computadores é mais antiga. O endereço ".onion" da rede social foi criado em outubro de 2014 pela rede social para adaptar os mecanismos de segurança do site às particularidades da rede Tor.

O objetivo da rede Tor é aumentar a quantidade de sistemas intermediários entre o internauta e o serviço que ele acessa, dificultando tentativas de estabelecer a origem real de uma conexão. O Tor permite acessar qualquer endereço da web, mas há também a possibilidade de criar um endereço interno da rede, terminado em ".onion", para que o destino da conexão também fique anônimo. Esses endereços costumam ser criados por quem não deseja revelar o endereço real do servidor que hospeda um conteúdo.

O Facebook, no entanto, é uma exceção. A rede social não permite participação anônima e o serviço não é anônimo - a localização dos servidores do Facebook é pública e todos os usuários precisam se cadastrar apresentando a identidade real. A principal vantagem do endereço "https://facebookcorewwwi.onion" está no ajustes para não penalizar quem acessa o site por meio do Tor para evitar censura.

O uso do Facebook pelo Tor dificulta que um sistema de censura saiba qual serviço está sendo acessado, o que pode viabilizar o acesso em redes que normalmente bloqueariam ou interceptariam conexões ao Facebook.

Segundo Alec Muffet, engenheiro de software do Facebook, o número de usuários putlou de 525 mil, em junho de 2015, para mais de 1 milhão, em abril. "Esse crescimento é um reflexo das escolhas que pessoas fazem ao usar o Facebook pelo Tor, e o valor que isso dá a elas."

Tags