Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Facebook chega a 1 milhão de usuários na rede de anonimato Tor

Rede social pode ser acessada na rede Tor por site '.onion' e app Android

O Facebook já é acessado por mais de um milhão de usuários a partir da rede anônima Tor, anunciou a rede social na sexta-feira (22). Como o Facebook não é um serviço anônimo, a principal vantagem dessa opção está na possibilidade de burlar mecanismos de censura. Essa rede é associada à "Deep Web" ou "internet profunda".

Os números de audiência da rede social consideram tanto o site quanto o aplicativo. Disponível só em apps de smartphones Android, o suporte à navegação na rede Tor para aparelhos móveis foi adotado em janeiro de 2016. A opção para computadores é mais antiga. O endereço ".onion" da rede social foi criado em outubro de 2014 pela rede social para adaptar os mecanismos de segurança do site às particularidades da rede Tor.

Leia também

O objetivo da rede Tor é aumentar a quantidade de sistemas intermediários entre o internauta e o serviço que ele acessa, dificultando tentativas de estabelecer a origem real de uma conexão. O Tor permite acessar qualquer endereço da web, mas há também a possibilidade de criar um endereço interno da rede, terminado em ".onion", para que o destino da conexão também fique anônimo. Esses endereços costumam ser criados por quem não deseja revelar o endereço real do servidor que hospeda um conteúdo.

O Facebook, no entanto, é uma exceção. A rede social não permite participação anônima e o serviço não é anônimo - a localização dos servidores do Facebook é pública e todos os usuários precisam se cadastrar apresentando a identidade real. A principal vantagem do endereço "https://facebookcorewwwi.onion" está no ajustes para não penalizar quem acessa o site por meio do Tor para evitar censura.

O uso do Facebook pelo Tor dificulta que um sistema de censura saiba qual serviço está sendo acessado, o que pode viabilizar o acesso em redes que normalmente bloqueariam ou interceptariam conexões ao Facebook.

Segundo Alec Muffet, engenheiro de software do Facebook, o número de usuários putlou de 525 mil, em junho de 2015, para mais de 1 milhão, em abril. "Esse crescimento é um reflexo das escolhas que pessoas fazem ao usar o Facebook pelo Tor, e o valor que isso dá a elas."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas