Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

5G chega a todas as capitais; veja dicas para facilitar conexão!

Início da tecnologia do Brasil foi acompanhado de reclamações de instabilidade e baixa velocidade; especialistas explicam que distância das antenas e tipo de ambiente são importantes

O 5G finalmente chegou a todas as capitais do Brasil nesta quinta-feira (6). Com velocidade até 10 vezes maior do que a do 4G, a tecnologia promete trazer profundas mudanças na conexão de dados móveis.

No entanto, o 5G ainda é para poucos. É preciso ter um aparelho compatível e, de acordo com a exigência de cada operadora, ainda pode ser necessário trocar chips e comprar novos planos de dados.

Leia também

A realidade do lançamento, no entanto, mostrou que mesmo quem está equipado também teve dificuldades para se conectar. Muitas capitais que receberam a conexão tiveram reclamações por causa da instabilidade e a velocidade baixa.

Por isso, o g1 ouviu especialistas para saber quais são os principais fatores para deixar a conexão mais fluida e rápida possível nessa faixa.

Fatores externos

Com os aparelhos certos e dentro da área de cobertura, os principais pontos que ajudam a ter uma conexão boa são:

  1. Distância das antenas;
  2. Ambiente externo.

Até quão longe pode ficar das antenas?

Segundo a Anatel, a distância ideal de cobertura entre as antenas é de 300 metros, por isso ajuda muito estar posicionado nessa área.

A Anatel tem os dados de todas as antenas licenciadas do Brasil — com endereço, latitude e longitude de cada uma — na página: "http://sistemas.anatel.gov.br/se/public/view/b/licenciamento.php".

Estar em uma área com alta densidade de antenas é ainda mais importante no caso do 5G por causa do baixo comprimento de suas ondas. Por outro lado, é exatamente essa característica da rede que garante velocidade muito superior às outras faixas.

Ambientes abertos

O baixo comprimento das ondas também torna a conexão no 5G mais sensível quando tem de enfrentar obstáculos como paredes e prédios. Então, para essa faixa, por enquanto, será ainda mais importante fazer a conexão em locais abertos.

O diretor-geral do Instituto IT Midia, Vitor Cavalcanti, analisa que só será possível driblar essa fragilidade em locais fechados com um esforço em larga escala na infraestrutura.

"Vai entrar a complementariedade, que é pegar o 5G, que está do lado de fora, e usar esse 5G dentro, trazendo o sinal para as edificações, como equipamentos que funcionam que nem o wi-fi", diz.

"A gente não vai ter muito como fugir disso. Têm estudos mostrando que, em lugares fechados, que têm muito obstáculo, é muito difícil de quebrar, por mais potente que o sinal de 5G seja."

Outras questões

O presidente da Teleco (grupo de profissionais da telecomunicação), Eduardo Tude, explica que muitos outros fatores difíceis de mensurar impactam a conexão.

"O projeto de uma rede de celular é muito complexo. É assimilado em um software específico para isso e leva em consideração o tráfego, o relevo, as edificações", ressalta.

Ele acrescenta que a qualidade do aparelho ainda pode fazer a diferença, mas apenas em situações específicas. "A qualidade do aparelho conta um pouco nos casos-limite [com sinal muito baixo]. Às vezes o receptor dele têm uma sensibilidade um pouco maior."

Responsabilidade

A faixa principal do 5G foi ativada em julho no Brasil e apenas em outubro todas as capitais receberam a faixa. É responsabilidade das operadoras garantir a ativação das antenas, com pelo menos uma estação a cada 100 mil habitantes.

O analista de tecnologia da XP Bernardo Guttman lembra desse contexto para ressaltar que a conexão mais fácil dependerá sempre do trabalho das operadoras.

"A infraestrutura para o 5G não depende apenas da frequência, mas também de uma infraestrutura adequada como por exemplo a construção de micro data centers próximos aos usuários e das torres de celular para redução da latência", explica.

"Tem que reclamar com a operadora. Porque, a partir dessa reclamação, a operadora pode tentar um melhor posicionamento dessas antenas. Essa é a única solução", completa Marcelo Zuffo, professor titular do departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP.

O próximo passo para expansão do 5G é a ativação da rede em cidades com mais de 500 mil habitantes, que deve ser realizada até janeiro de 2023.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas