Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > PUBLIEDITORIAL

Unit: 15 anos de Ensino Superior em Alagoas

Instituição mantém o compromisso social de formar profissionais para o mercado de trabalho

De faculdade que funcionava em um shopping center de Maceió ao complexo educacional de alto padrão e com o mais completo campus de Maceió. Há 15 anos o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), localizado no bairro da Cruz das Almas, forma profissionais capacitados para atender as exigências do mercado de trabalho em nível nacional, oferecendo uma educação de qualidade, transformando e contribuindo para o desenvolvimento do estado.

O Centro Universitário, que faz parte do Grupo Tiradentes, é o único em Alagoas a possuir nota máxima (conceito 5) pelo Ministério da Educação (MEC). Motivo de orgulho e satisfação para o fundador e presidente do Conselho de Administração do do Grupo, Reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa: “Superamos as dificuldades que tínhamos no início e, hoje, estamos aqui, comemorando os resultados deste trabalho, que tem como foco oferecer ensino de qualidade para nossos jovens e futuros profissionais”, ressalta o fundador.

Leia também

Presente nas importantes decisões e conquistas da Unit/AL, o Reitor Dario Arcanjo de Santana veio de Aracaju para comandar o Centro Universitário em Alagoas. “A nossa instituição sempre foi referência em Alagoas. Os nossos alunos são destaque no mercado de trabalho e na sociedade, tudo isso graças a todos que fazem o nosso Centro Universitário Tiradentes. Por isso, registro a nossa gratidão por todo o compromisso e empenho que nossos colaboradores demonstram para fazer das nossas atividades acadêmicas e administrativas um exemplo, mostrando o que temos de melhor para oferecer ao nosso estado, ao Nordeste e ao Brasil”, celebra Dario Arcanjo.

Atuação social

Frente a sua atuação no âmbito da educação, a Unit Alagoas tem também o compromisso de promover transformações sociais, valorização da cultura e ser importante aliada da sociedade e do setor público para uma atuação proativa e desenvolvimento regional.

A Unit também esteve presente na vida dos alagoanos com centenas de ações sociais e voluntárias, como o Fórum de Desenvolvimento Regional – com destaque para a realização do 1º casamento coletivo virtual transmitido pelas plataformas Google Meet e Youtube, Semanas de Conciliação e Mediação, Mutirão da Cidadania e da Transcidadania, frutos de parceria do seu Núcleo de Práticas Jurídicas com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública.

Por meio da Extensão Universitária, a comunidade está cada vez mais envolvida nos projetos e atividades desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de graduação. Junto às comunidades - sejam do entorno da Unit - ou de toda capital alagoana, a Extensão atua como agente transformador, levando ações e projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável e ambiental dessas regiões e da sociedade como um todo. A valorização cultural também está fortemente atrelada, no apoio e resgate de grupos folclóricos alagoanos.

A instituição consolidou os programas de Responsabilidade Social como o Projeto Amanhã, Maceió + Verde, Campanhas Solidárias e Programas de Iniciação Científica com o objetivo de ampliar o conhecimento e o desenvolvimento da ciência no estado.

Em atenção à saúde, seguindo o tripé ensino, assistência à saúde e benefícios, a Unit oportuniza através de suas clínicas de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Centro de Psicologia Aplicada, mais de 7 mil atendimentos por mês gratuitos a toda a população. Os espaços possuem toda a estrutura física, consultórios e equipamentos necessários para realização dos atendimentos de qualidade, que são feitos pelos próprios alunos com supervisão dos docentes, permitindo assim aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado profissional.

A Unit Alagoas em parceria com a Prefeitura de Maceió possui, ainda, uma Unidade Docente Assistencial (UDA) que funciona como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), possibilitando a abrangência da assistência básica gratuita à população.

Reconhecimento acadêmico

No ano de 2016, o Centro Universitário Tiradentes obteve o melhor Índice Geral de Cursos de Alagoas, como consequência do compromisso com a qualidade de ensino e foi avaliado pelo Ministério da Educação com nota máxima no recredenciamento institucional, pelo Ministério da Educação, em 2019.

Mérito de toda essa conquista é também pela formação do seu corpo docente, com profissionais especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência mercadológica e que atuam nos 22 cursos de graduação; 26 cursos de Pós-graduação Lato Sensu; 1 Mestrado e 1 Doutorado. Com sua primeira turma formada em 2009, a Unit Alagoas tem orgulho de ter formado mais de 9 mil alunos.

A Unit Alagoas também instaurou parceria ao longo dos anos com renomadas instituições do âmbito privado e público. O programa Unit Carreiras, por exemplo, detém convênios com grandes empresas do estado para a oferta de estágio e emprego aos discentes da instituição. São mais de 500 empresas e instituições como parceiras, possibilitando uma boa relação que se reflete principalmente em descontos nos cursos de graduação e especialização, assim como em oportunidades de estágio e emprego.

Na saúde, em um cenário mais amplo, os estudantes da área de saúde atuam externamente nas unidades de saúde: Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) Hospital Ib Gatto Falcão; Hospital Geral do Estado; Hospital Metropolitano; Hospital Regional da Mata; Hospital Santo Antônio; Hospital Veredas; Casa do Coração; Casa do Coraçãozinho; Hospital do Coração de AL; CAPS; Programa Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Maceió; Unidades de Gestão em saúde da Secretaria Estadual de Saúde; Complexo Regulador Ambulatorial da SMS Maceió.

Estrutura completa

O Campus Amélia Maria Uchôa da Unit/AL fica na Avenida Gustavo Paiva, 5017, bairro Cruz das Almas, e conta com uma ampla estrutura: seis blocos com quase 80 laboratórios; clínicas-escola de atendimento gratuito à comunidade (Odontologia, Nutrição, Fisioterapia e Centro de Psicologia Aplicada); Policlínica com mais de 15 especialidades da Medicina; Centro de Simulação Realística (CSIM); Complexo de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade); Centro de Tecnologia em Engenharia e Arquitetura; Núcleo de Práticas Jurídicas; Biblioteca com amplo acervo de livros, títulos e exemplares físicos e virtuais; corpo docente formado em sua grande maioria por mestres e doutores nos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e no Programa de Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas para Mestrado e Doutorado.

Imagem ilustrativa da imagem Unit: 15 anos de Ensino Superior em Alagoas
| Foto: Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas