Unit: 15 anos de Ensino Superior em Alagoas

Instituição mantém o compromisso social de formar profissionais para o mercado de trabalho

De faculdade que funcionava em um shopping center de Maceió ao complexo educacional de alto padrão e com o mais completo campus de Maceió. Há 15 anos o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), localizado no bairro da Cruz das Almas, forma profissionais capacitados para atender as exigências do mercado de trabalho em nível nacional, oferecendo uma educação de qualidade, transformando e contribuindo para o desenvolvimento do estado.

O Centro Universitário, que faz parte do Grupo Tiradentes, é o único em Alagoas a possuir nota máxima (conceito 5) pelo Ministério da Educação (MEC). Motivo de orgulho e satisfação para o fundador e presidente do Conselho de Administração do do Grupo, Reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa: “Superamos as dificuldades que tínhamos no início e, hoje, estamos aqui, comemorando os resultados deste trabalho, que tem como foco oferecer ensino de qualidade para nossos jovens e futuros profissionais”, ressalta o fundador.

Presente nas importantes decisões e conquistas da Unit/AL, o Reitor Dario Arcanjo de Santana veio de Aracaju para comandar o Centro Universitário em Alagoas. “A nossa instituição sempre foi referência em Alagoas. Os nossos alunos são destaque no mercado de trabalho e na sociedade, tudo isso graças a todos que fazem o nosso Centro Universitário Tiradentes. Por isso, registro a nossa gratidão por todo o compromisso e empenho que nossos colaboradores demonstram para fazer das nossas atividades acadêmicas e administrativas um exemplo, mostrando o que temos de melhor para oferecer ao nosso estado, ao Nordeste e ao Brasil”, celebra Dario Arcanjo.

Atuação social

Frente a sua atuação no âmbito da educação, a Unit Alagoas tem também o compromisso de promover transformações sociais, valorização da cultura e ser importante aliada da sociedade e do setor público para uma atuação proativa e desenvolvimento regional.

A Unit também esteve presente na vida dos alagoanos com centenas de ações sociais e voluntárias, como o Fórum de Desenvolvimento Regional – com destaque para a realização do 1º casamento coletivo virtual transmitido pelas plataformas Google Meet e Youtube, Semanas de Conciliação e Mediação, Mutirão da Cidadania e da Transcidadania, frutos de parceria do seu Núcleo de Práticas Jurídicas com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública.

Por meio da Extensão Universitária, a comunidade está cada vez mais envolvida nos projetos e atividades desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de graduação. Junto às comunidades - sejam do entorno da Unit - ou de toda capital alagoana, a Extensão atua como agente transformador, levando ações e projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável e ambiental dessas regiões e da sociedade como um todo. A valorização cultural também está fortemente atrelada, no apoio e resgate de grupos folclóricos alagoanos.

A instituição consolidou os programas de Responsabilidade Social como o Projeto Amanhã, Maceió + Verde, Campanhas Solidárias e Programas de Iniciação Científica com o objetivo de ampliar o conhecimento e o desenvolvimento da ciência no estado.

Em atenção à saúde, seguindo o tripé ensino, assistência à saúde e benefícios, a Unit oportuniza através de suas clínicas de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Centro de Psicologia Aplicada, mais de 7 mil atendimentos por mês gratuitos a toda a população. Os espaços possuem toda a estrutura física, consultórios e equipamentos necessários para realização dos atendimentos de qualidade, que são feitos pelos próprios alunos com supervisão dos docentes, permitindo assim aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado profissional.

A Unit Alagoas em parceria com a Prefeitura de Maceió possui, ainda, uma Unidade Docente Assistencial (UDA) que funciona como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), possibilitando a abrangência da assistência básica gratuita à população.

Reconhecimento acadêmico

No ano de 2016, o Centro Universitário Tiradentes obteve o melhor Índice Geral de Cursos de Alagoas, como consequência do compromisso com a qualidade de ensino e foi avaliado pelo Ministério da Educação com nota máxima no recredenciamento institucional, pelo Ministério da Educação, em 2019.

Mérito de toda essa conquista é também pela formação do seu corpo docente, com profissionais especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência mercadológica e que atuam nos 22 cursos de graduação; 26 cursos de Pós-graduação Lato Sensu; 1 Mestrado e 1 Doutorado. Com sua primeira turma formada em 2009, a Unit Alagoas tem orgulho de ter formado mais de 9 mil alunos.

A Unit Alagoas também instaurou parceria ao longo dos anos com renomadas instituições do âmbito privado e público. O programa Unit Carreiras, por exemplo, detém convênios com grandes empresas do estado para a oferta de estágio e emprego aos discentes da instituição. São mais de 500 empresas e instituições como parceiras, possibilitando uma boa relação que se reflete principalmente em descontos nos cursos de graduação e especialização, assim como em oportunidades de estágio e emprego.

Na saúde, em um cenário mais amplo, os estudantes da área de saúde atuam externamente nas unidades de saúde: Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) Hospital Ib Gatto Falcão; Hospital Geral do Estado; Hospital Metropolitano; Hospital Regional da Mata; Hospital Santo Antônio; Hospital Veredas; Casa do Coração; Casa do Coraçãozinho; Hospital do Coração de AL; CAPS; Programa Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Maceió; Unidades de Gestão em saúde da Secretaria Estadual de Saúde; Complexo Regulador Ambulatorial da SMS Maceió.

Estrutura completa

O Campus Amélia Maria Uchôa da Unit/AL fica na Avenida Gustavo Paiva, 5017, bairro Cruz das Almas, e conta com uma ampla estrutura: seis blocos com quase 80 laboratórios; clínicas-escola de atendimento gratuito à comunidade (Odontologia, Nutrição, Fisioterapia e Centro de Psicologia Aplicada); Policlínica com mais de 15 especialidades da Medicina; Centro de Simulação Realística (CSIM); Complexo de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade); Centro de Tecnologia em Engenharia e Arquitetura; Núcleo de Práticas Jurídicas; Biblioteca com amplo acervo de livros, títulos e exemplares físicos e virtuais; corpo docente formado em sua grande maioria por mestres e doutores nos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e no Programa de Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas para Mestrado e Doutorado.

Campus Amélia Maria Uchôa da Unit/AL - Foto: Assessoria