Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > PUBLIEDITORIAL

Diagnóstico sociourbanístico é apresentado em Escuta Pública

Evento será dividido em quatro dias e conta com a participação da comunidade

A consultoria de gestão social Diagonal realiza hoje o quarto dia da Escuta Pública para apresentar para a população as análises dos efeitos sociais e urbanísticos gerados pelas desocupações do Mutange e partes de Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol, em Maceió. O evento será uma oportunidade de conhecer os resultados dos estudos realizados e indicar propostas para a elaboração de um plano de ações e medidas voltadas à população. Todas as pessoas são bem-vindas e poderão participar desta etapa.

O Diagnóstico apresentado servirá como base para a construção coletiva das medidas que irão compor o Plano de Ações Sociourbanísticas, como previsto no Termo de Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020 entre a Braskem e o Ministério Público Federal (MPF), com a participação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE).

A Escuta Pública vai acontecer em 4 encontros, cada um destinado a um tema de interesse social: Políticas sociais e redução de vulnerabilidades; Atividade econômica, trabalho e renda; Qualificação urbana e ambiental; Preservação da cultura e memória. Cada evento terá duração total de quatro horas, para a apresentação, perguntas e respostas.

Para cada tema foi feita uma ampla pesquisa, que resultou em um Diagnóstico Técnico-Participativo, cujos pontos principais serão endereçados no Plano de Ações Sóciourbanísticas, que também levará em conta as propostas apresentadas pelas pessoas presentes na Escuta Pública e as contribuições recebidas via internet.

Os estudos foram liderados pela consultoria Diagonal, empresa independente e especializada em gestão social. O trabalho foi realizado a partir de análises técnicas de especialistas e do diálogo com instituições e com a comunidade. Seu objetivo foi entender como diferentes regiões do município e grupos sociais de Maceió foram impactados. Dessa forma, a Diagonal apresenta no Diagnóstico propostas de linhas de atuação para discussão com gestores públicos e a sociedade a partir dos eventos de Escuta Pública, reforçando a importância de engajar a população nesse processo.

Veja abaixo os temas apresentados em cada dia:

07/03/2023

Eixo 1. Políticas sociais e redução de vulnerabilidades: análise das condições de acesso às políticas sociais de saúde, educação, assistência social e segurança urbana, e impactos da realocação.

14/03/2023

Eixo 2. Atividade econômica, trabalho e renda: impactos do evento sobre a geração de trabalho e renda, inclusive na comunidade pesqueira, e a oferta de comércios e serviços.

21/03/2023

Eixo 3. Qualificação Urbana e Ambiental: análise das condições urbanas e ambientais e os impactos nas dinâmicas dos lugares, com ênfase no planejamento urbano, espaço público e centros de bairros.

28/03/2023

Eixo 4. Preservação da Cultura e Memória: impacto sobre a cultura, o patrimônio cultural e a memória dos bairros afetados.

Todas as informações sobre a Escuta Pública estão disponíveis na página www.maisdialogos.com. As pessoas interessadas podem fazer seu cadastro no site ou pelo telefone (82) 99950-5639 até o dia do evento. As vagas são limitadas, sendo 350 no evento principal, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada, e 50 na Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, onde haverá uma transmissão simultânea do evento. Quem optar por participar virtualmente, poderá acompanhar e Escuta pelo mesmo endereço ou pelo canal do YouTube “Mais Diálogos”, e ainda enviar as suas contribuições pelo WhatsApp.

Serviço

Cadastro

Para os eventos presenciais, é necessário realizar cadastro no site (www.maisdialogos.com) ou no telefone: (82) 99950-5639.

Quando

07 de março às 17h30 – Eixo 1 – Políticas sociais e redução de vulnerabilidades

14 de março às 17h30 – Eixo 2 – Atividade econômica, trabalho e renda

21 de março às 17h30 – Eixo 3 – Qualificação urbana e ambiental

28 de março às 17h30– Eixo 4 – Preservação da cultura e memória

Onde

Transmissão ao vivo por videoconferência no site www.maisdialogos.com e no canal do YouTube “Mais Diálogos”.

Local

Evento principal: Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) – Ginásio do CDR, localizado na Avenida Fernandes Lima, s/n Maceió-AL (com cadastramento prévio)

Sala de Transmissão Simultânea: Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, localizada na Av. Belmiro Amorim, 760 - Tabuleiro dos Martins, Maceió-AL (com cadastramento prévio)