Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > PUBLIEDITORIAL

O que você precisa saber sobre o diagnóstico pré-natal de doenças genéticas?

Já imaginou diagnosticar doenças genéticas do bebê ainda na gravidez? Com a Medicina Fetal isso já é uma realidade; entenda!

O acompanhamento pré-natal é essencial para as mamães que querem garantir que tudo seja perfeito na gestação e com a saúde do bebê. Com os avanços da medicina e da ciência, é cada vez mais possível diagnosticar doenças genéticas, ainda na gravidez, e tratar doenças no feto. Para isso, a Medicina Fetal utiliza ultrassonografia e exames avançados de análise genética.

A médica fetóloga e diretora da Clínica Afeto, em Maceió, Taynara Soares, conta que esse promissor campo da medicina aprimorou procedimentos invasivos ( que são realizados dentro do útero) e desenvolveu métodos de diagnósticos de doenças genéticas, malformações e tratamento de infecções, elevando a importância e o potencial do acompanhamento pré-natal para a saúde do feto.

Leia também

A especialista detalha que, para obter o material para estudo genético (cariótipo), é realizado um procedimento invasivo, porém simples e seguro. Um pouco do líquido amniótico (amniocentese) é colhido com uma agulha ou um pouco de placenta (biópsia de vilo corial). O procedimento é feito com o auxílio da ultrassonografia.

Essas amostras contêm DNA do feto e podem ser usadas para realizar exames que detectam síndromes genéticas, além do sexo do bebê. O material, inclusive, pode ser usado para detecção de paternidade.

“Também é possível realizar teste genético, para avaliação de doenças cromossômicas, como Síndrome de Down ou até saber o sexo do bebê, por meio de amostra de sangue da mãe”, informa Taynara Soares.

Outra alternativa é o Teste Pré-Natal Não Invasivo (NIPT teste), que consiste na coleta de uma amostra de sangue da gestante, onde é possível isolar o DNA fetal circulante (que está misturado com o sangue da mãe) e, a partir daí, estudar os cromossomos do feto.

Segundo Taynara, esse método não é tão específico quanto os estudos realizados por meio da amniocentese e/ou da biópsia de vilo corial. Mas é uma alternativa maravilhosa, para alguns casos, e ainda evita um procedimento invasivo.

A médica ainda ressalta que é possível estudar o material proveniente de um abortamento, para assim, ajudar na investigação das possíveis causas de aborto recorrente.

“Atualmente, existem diferentes testes genéticos que podem ser feitos durante o pré-natal e auxiliar na saúde da gestante e do bebê. A escolha deve ser individualizada e guiada pelos achados de imagem e a história familiar”, alerta a médica, especialista em Medicina Fetal.

MEDICINA FETAL EM ALAGOAS

O profissional que irá analisar as indicações para cada estudo genético indicado, na gravidez, é o médico obstetra com área de atuação em Medicina Fetal.

Em Alagoas, a Clínica Afeto tem profissionais especializados e a mais alta tecnologia disponível nessa área de atuação. Para marcar uma consulta médica e saber mais sobre estudos genéticos e outras informações, basta entrar em contato com a Clínica Afeto, localizada no The Square Park Office, sala 804/805, em Maceió, no bairro Jatiúca. Os telefones para agendamento são: (82) 98207-5162 / 98222-8004.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas