Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > PUBLIEDITORIAL

O que seria o diagnóstico pré-natal de doenças genéticas?

Já imaginou diagnosticar doenças genéticas do bebê ainda na gravidez? Com a Medicina Fetal isso já é uma realidade; entenda!

O acompanhamento pré-natal é essencial para as mamães que querem garantir que tudo seja perfeito na gestação e com a saúde do bebê. Com os avanços da medicina e da ciência, é cada vez mais possível diagnosticar doenças genéticas, ainda na gravidez, e tratar doenças no feto. Para isso, a Medicina Fetal utiliza ultrassonografia e exames avançados de análise genética.

A médica fetóloga e diretora da Clínica Afeto, em Maceió, Taynara Soares, conta que esse promissor campo da medicina aprimorou procedimentos invasivos ( que são realizados dentro do útero) e desenvolveu métodos de diagnósticos de doenças genéticas, malformações e tratamento de infecções, elevando a importância e o potencial do acompanhamento pré-natal para a saúde do feto.

A especialista detalha que, para obter o material para estudo genético (cariótipo), é realizado um procedimento invasivo, porém simples e seguro. Um pouco do líquido amniótico (amniocentese) é colhido com uma agulha ou um pouco de placenta (biópsia de vilo corial). O procedimento é feito com o auxílio da ultrassonografia.

Essas amostras contêm DNA do feto e podem ser usadas para realizar exames que detectam síndromes genéticas, além do sexo do bebê. O material, inclusive, pode ser usado para detecção de paternidade.

“Também é possível realizar teste genético, para avaliação de doenças cromossômicas, como Síndrome de Down ou até saber o sexo do bebê, por meio de amostra de sangue da mãe”, informa Taynara Soares.

Outra alternativa é o Teste Pré-Natal Não Invasivo (NIPT teste), que consiste na coleta de uma amostra de sangue da gestante, onde é possível isolar o DNA fetal circulante (que está misturado com o sangue da mãe) e, a partir daí, estudar os cromossomos do feto.

Segundo Taynara, esse método não é tão específico quanto os estudos realizados por meio da amniocentese e/ou da biópsia de vilo corial. Mas é uma alternativa maravilhosa, para alguns casos, e ainda evita um procedimento invasivo.

A médica ainda ressalta que é possível estudar o material proveniente de um abortamento, para assim, ajudar na investigação das possíveis causas de aborto recorrente.

“Atualmente, existem diferentes testes genéticos que podem ser feitos durante o pré-natal e auxiliar na saúde da gestante e do bebê. A escolha deve ser individualizada e guiada pelos achados de imagem e a história familiar”, alerta a médica, especialista em Medicina Fetal.

MEDICINA FETAL EM ALAGOAS

O profissional que irá analisar as indicações para cada estudo genético indicado, na gravidez, é o médico obstetra com área de atuação em Medicina Fetal.

Em Alagoas, a Clínica Afeto tem profissionais especializados e a mais alta tecnologia disponível nessa área de atuação. Para marcar uma consulta médica e saber mais sobre estudos genéticos e outras informações, basta entrar em contato com a Clínica Afeto, localizada no The Square Park Office, sala 804/805, em Maceió, no bairro Jatiúca. Os telefones para agendamento são: (82) 98207-5162 / 98222-8004.