Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > PUBLIEDITORIAL

Curso de Medicina da Unit Alagoas é nota 5 no MEC

Portaria de reconhecimento de curso foi publicada no mês de setembro

O curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes - Unit Alagoas foi reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC com nota 5, conforme Portaria nº 891, publicada no último dia 20 de setembro de 2022. Uma conquista alcançada através do trabalho, dedicação e visão de futuro. Valores que se somam a uma moderna infraestrutura, excelentes professores, competente corpo técnico e aos protagonistas da existência da instituição: seus alunos.

O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas, tendo como referencial básico o resultado da avaliação externa in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

O Reitor da Unit Alagoas, Dario Arcanjo de Santana, destaca que o sucesso na avaliação do curso demonstra o comprometimento institucional. “Este é resultado de um trabalho que tem elevado o nome do Centro Universitário Tiradentes. Parabenizo a todos os gestores, professores e alunos por essa grande vitória”, comentou.

A coordenadora de área do curso, Daniella Barreto, relatou que a notícia do reconhecimento com conceito máximo foi recebida com muita alegria. “O sentimento é de dever cumprido. Incansavelmente buscou-se a excelência para o curso de medicina alcançando a nota máxima no MEC. Isso é fruto de um trabalho em conjunto da coordenação, docentes, discentes, colaboradores e gestores. Fico muito feliz em poder fazer parte desse momento tão importante para o curso e mais feliz ainda de saber que estamos no caminho certo”.

Há 8 anos formando médicos e médicas

O curso de Medicina da Unit Alagoas foi autorizado pelo MEC em 2014 e acompanha o desenvolvimento e avanço do ensino na área médica a partir de uma visão diferenciada das metodologias ativas. O curso possui excelência de ensino oferecendo o método de Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL, dentre outras metodologias ativas, em que o estudante é o protagonista na construção do seu conhecimento, fortalecido por uma estrutura acadêmica de referência no estado de Alagoas.

A graduação é realizada interdisciplinarmente, onde o aluno vivencia desde de o início do curso experiências nos campos de prática embasado por evidências científicas. Alunos do curso de Medicina têm acesso à plataforma de dados científicos, Up to date, durante o segundo ano de graduação, ou quando iniciam a fase de pesquisa. A base de dados fornece aos profissionais da saúde e estudantes de medicina acesso rápido e fácil às mais qualificadas informações médicas para a tomada de decisões de diagnóstico e tratamento no local de atendimento.

Atualmente, o curso mantém parceria com unidades de saúde de Alagoas; entre hospitais, UPA‘s e outras instituições de saúde. Todos os espaços são suficientes para atender dentro do que regem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) os campos de práticas para os alunos.

Além dos espaços, laboratórios e centros de práticas dentro do centro universitário, há o Centro de Simulação Realística – CSIM, localizado no Hospital Veredas, que possui estrutura e tecnologia em manequins/simuladores e equipamentos que propiciam aos estudantes do internato do curso de medicina, nas áreas da saúde diferentes cenários realísticos em urgência e emergência em todas as fases do ciclo vital, visando a qualidade da assistência com foco na segurança do paciente.

Atualmente o curso de Medicina conta com três coordenações, segmentadas por Coordenação de Área; Coordenação Operacional e Coordenação Pedagógica, além de uma Coordenação de Internato. O objetivo é dar mais eficiência, foco e assertividade na capacidade de gestão, aperfeiçoando e qualificando ainda mais a prestação de serviços e atividades do curso.

Alunos de Medicina também têm oportunidades de realizar estágio e internatos em Hospitais de outros estados e países conveniados ao Grupo Tiradentes, a exemplo do internato no Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston.

A Unit é uma das melhores instituições de ensino superior do Nordeste, também reconhecida com nota máxima (conceito 5) pelo MEC, composta por uma infraestrutura de ponta e de um corpo docente altamente qualificado.