Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

TRE/AL vai criar grupo para garantir paz na eleição, diz presidente

Desembargador Washington Luiz concedeu entrevista à Rádio MIX na manhã desta segunda-feira

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, informou que há tratativas para se formar um grupo de trabalho visando à garantia da tranquilidade das eleições municipais do ano que vem, com a participação das forças de segurança.

Em entrevista à Rádio MIX 98,3 FM, na manhã desta segunda-feira (29), ele revela que o pleito para escolha de prefeitos e vereadores é o que mais preocupa a Justiça Eleitoral por potencializar as divergências políticas com maior facilidade.

Leia também

“Teremos uma eleição muito importante no ano que vem, que envolve a sucessão municipal. Por isso, estamos adotando providências, inclusive formando um grupo com todos os atores que participam do processo eleitoral, sobretudo com o segmento de segurança, visando ao pleito do ano que vem”, destacou o presidente do TRE/AL.

Para preparar a população para o pleito, a Justiça Eleitoral também criou o programa TRE em Movimento - Cidadania e Democracia, que vai levar serviços aos cidadãos e palestras sobre a participação das mulheres, jovens e negros na política. A primeira etapa da iniciativa será realizada nesta terça-feira (30), no Teatro Sete de Setembro, no município de Penedo.

As atividades terão início às 9h30 e, além das palestras, haverá emissão de título de eleitor, carteira de trabalho, CPF e RG, com primeira e segunda via da carteira de identidade, sem precisar fazer agendamento. O evento ocorrerá em parceria com a Prefeitura de Penedo e contará com apresentação cultural do Grupo Cazuadinha e palestra da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) para estudantes da rede pública.

“Desde o primeiro instante, defendemos a proximidade da Justiça Eleitoral com a sociedade. Somos servidores públicos e temos que servir à população. Já se foi a época em que o julgador vivia encastelado, penso que ele precisa promover meios para se aproximar da sociedade”, ressaltou Washington Luiz.

A ideia, de acordo com o desembargador, é levar o programa para as cidades com maior densidade populacional e, em seguida, ampliar as ações para escolas e rodas de conversas com a sociedade, sempre com o objetivo de despertar a população pelo processo eleitoral, principalmente as minorias.

Na entrevista, o presidente do TRE/AL disse acreditar na aprovação do projeto de lei das Fake News, em tramitação na Câmara. Ele defendeu a proposta para evitar exageros pela força do Direito. Também diz apoiar a legislação pela cota de gênero partidária, que tem gerado polêmica e amplas discussões em sessões da Justiça Eleitoral.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas