Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

TRE recomenda a prefeitos alagoanos cautela com as despesas

Desembargador considera que a impressão do voto, como alguns defendem também, não é o melhor mecanismo

A Justiça Eleitoral, através do corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Otávio Praxedes, orienta prefeitos e vereadores que "tenham prudência e cautela com o gasto público. Que sigam as orientações das autoridades de saúde, pois o maior patrimônio de um País é seu povo. Não podemos perder mais vidas. Elas precisam ser preservadas".

Os mandatos dos eleitos nos 102 municípios começam dia primeiro. No momento que Alagoas ocupa o segundo lugar nacional da taxa de infecção, registra mais de 100 mil infectados e mais de 2,4 mil mortos pelo coronavírus, o TRE/AL diplomou gestores e legisladores municipais sem festa e de forma virtual. Com relação às diplomações virtuais, o desembargador confirmou que a solenidade ocorreu por orientação dele. "Todavia, compete ao magistrado da Zona Eleitoral definir a melhor forma, pois o protagonismo das eleições municipais é dele".

Leia também

Do ponto de vista legal, só mudou o formato, disse o vice-presidente do TRE. "As medidas protocolares de divulgação e listagem continuam as mesmas, só que em padrão 100% digital, mormente pela evolução da pandemia em nosso Estado". Alguns políticos brasileiros, entre eles o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) insistem em defender a volta do voto no papel. O corregedor do TRE/AL avalia que essa medida enfraquece a democracia brasileira. Ele teme que votar como antigamente possa favorecer o clientelismo e o autoritarismo que imperam em algumas localidades do País.

"Se é garantido ao eleitor constitucionalmente o sigilo do voto, tanto que ele não pode fotografar o uso da urna, mais ainda se garante esse sigilo com a impossibilidade de impressão. A impressão tolhe esse direito, pois pode servir de comprovante do acordo de uma possível compra de voto".

O desembargador Otávio Praxedes considera que a impressão do voto, como alguns defendem também, não é o melhor mecanismo. "Todas as urnas imprimem o boletim de urna e têm um algoritmo que pesa o que foi inserido e o que foi finalizado, de maneira a se evitar fraude. Isso também é comprovado pela zerésima. As urnas não têm acesso à internet para evitar invasão. Desse modo, o voto impresso obsta o sigilo da votação como garantia constitucional. De mais a mais, na época do voto em papel não era gerada uma segunda via do voto. Por que faríamos isso agora?".

Na defesa que o desembargador faz da urna eletrônica, deixa claro que ela é inviolável e é um patrimônio de nossa democracia. Ao ser questionado se candidatos inescrupulosos encontraram alguma outra maneira, mais nova, de tentar enganar o eleitor por outro processo, já que pela urna é praticamente impossível, ele sustentou: "o que posso reportar é que a urna tem uma sequência de dispositivos de hardware (físicos) e software (programas de computador). Todo o processo é auditado no dia da eleição e também é acompanhado pelos fiscais dos partidos. Todos os anos, o TSE disponibiliza os sistemas para invasão de hackers e nunca houve êxito nesse sentido. Assim, afirmo e reafirmo que as urnas garantem o exercício da democracia em nosso País. Qualquer notícia que apresenta fragilidade sem comprovação é apenas um meio de desacreditar as instituições e a democracia brasileira".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas