Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

TRE multa Rodrigo Cunha por divulgar informações falsas e fazer propaganda antecipada

Foi determinado que Cunha retire a postagem onde há prática dos ilícitos reconhecidos

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) condenou Rodrigo Cunha a pagamento de multa por divulgação de informações falsas e propaganda eleitoral antecipada. A sentença foi dada pela desembargadora eleitoral Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso no dia 17 de julho, mas só foi divulgada nesta terça-feira (26). A Justiça condenou Cunha ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil.

A desembargadora reconheceu a existência de propaganda eleitoral negativa antecipada, o que é proibida, e a presença de fato sabidamente inverídico que atinge a integridade do processo eleitoral.

Leia também

A Justiça eleitoral também determinou que Cunha retire a postagem onde há prática dos ilícitos reconhecidos (divulgação de informação falsa), publicados no Instagram.

Na Representação sustenta que Rodrigo Cunha teria realizado propaganda eleitoral antecipada negativa contra pré-candidatos filiados à legenda do MDB, bem como teria disseminado fato sabidamente inverídico envolvendo-os. De acordo com o TRE, na postagem no Instagram, Cunha teria promovido ataques contra Paulo Dantas e Renan Filho, de modo a se configurar propaganda eleitoral negativa.

“Houve divulgação de fato sabidamente inverídico, qual seja, a inexistente ocultação do acordo para o resultado às eleições indiretas ao Governo do Estado que, no entendimento deste Juízo, atinge a integridade do processo eleitoral na medida em que, num único dia, a publicação alcançou 62.800 potenciais eleitores”, explicou a magistrada em sua decisão.

Ainda segundo a desembargadora Ester Manso, o representado (Rodrigo Cunha) possui aproximadamente 104 mil seguidores em seu perfil no Instagram, o que equivale a 4,75% do eleitorado total de Alagoas, “sendo capaz de afetar a escolha dos destinatários porquanto relaciona o fato inverídico diretamente aos pré-candidatos".

A ação foi representada pelo Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro de Alagoas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas