Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

TRE homenageia universidades por incentivo à participação de mesários

O TRE firmou em 2020 parceria com as universidades para estimular a participação de acadêmicos no processo eleitoral.

Instituições de ensino superior de Alagoas receberam nesta quinta-feira (28) o certificado de "Universidade Amiga da Justiça Eleitoral", concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). O TRE firmou em 2020, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), parceria com as universidades para estimular a participação de acadêmicos no processo eleitoral, em especial, atuando como mesários voluntários

“Não temos nem como mensurar a importância desta parceria com as universidades. A Justiça Eleitoral acredita que a união entre universidade e poder público constitui uma maneira democrática de efetivação de educação para a cidadania”, assegurou o desembargador Praxedes.

Leia também

Ao participar como mesário voluntário, o acadêmico ganha horas extracurriculares. Além disso, de acordo com o TRE, a experiência proporciona aos estudantes o protagonismo no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, do processo eleitoral, do voto consciente e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação. A parceria, ainda, possibilita revelar novos talentos para a política, em conformidade com o programa de estímulo à participação dos jovens na vida pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Enxergamos essa oportunidade como uma forma de possibilitar ao nosso discente participar deste importante processo de democracia e, ao mesmo tempo, contemplá-lo com horas flexíveis”, destaca o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, que representou a instituição na assinatura do convênio.

Foram contempladas com o certificado “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”, além da Ufal, o Centro Universitário Cesmac, a Faculdade Seune, a Faculdade Raimundo Marinho, a UNIT – Centro Universitário Tiradente e a UNINASSAU.

O juiz Hélio Pinheiro Pinto, diretor da EJE do TRE de Alagoas, o desembargador eleitoral Hermann de Almeida Melo, vice-diretor, o professor José de Melo, secretário, e servidores participaram da solenidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas