Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

STF marca plenário virtual para decidir sobre eleição da Câmara

Ministros vão julgar a Suspensão de Liminar entre os dias 16 e 23 de junho

O Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar o pedido feito pelo vereador Thiago ML (PROS) para suspender a liminar da Presidência do Tribunal de Justiça (TJ) de Alagoas, que determinou a convocação de novas eleições para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca.

A ministra Rosa Weber, presidente da Suprema Corte, agendou o julgamento virtual da Suspensão de Liminar (SL nº 1639) para o período de 16 a 23 de junho. Neste intervalo de tempo, os integrantes do Pleno do STF devem apresentar os votos.

Leia também

O vereador Thiago ML foi afastado da Presidência da Câmara e ingressou com dois recursos em Brasília para tentar reverter a decisão tomada pelo Poder Judiciário de Alagoas, que não reconheceu a composição da diretoria do Legislativo Municipal de Arapiraca.

Inicialmente, a ministra Rosa Weber intimou os interessados na petição a se manifestarem. Em seguida, negou o pedido, mas, esta semana, determinou que o processo fosse levado ao Plenário Virtual.

O juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, decidiu que o vereador Rogério Nezinho (MDB) assumisse a presidência da Câmara Municipal por ter sido o mais votado nas eleições de 2020 e convocasse novo pleito para escolha da Mesa Diretora da Casa em até 15 dias, cumprindo o que sentenciou o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho.

A defesa do vereador Thiago Severino Lopes dos Santos, o Thiago ML (PROS), ingressou, no STF, com uma Reclamação (relatada pelo ministro Alexandre de Moraes) e a Suspensão de Liminar, que está no gabinete da ministra-presidente.

O advogado Victor Accioly defendeu, nos pedidos feitos ao STF, a legalidade na escolha do vereador Thiago ML para Presidência do Poder Legislativo de Arapiraca.

Na visão da defesa, quando a decisão em questão interpreta atribuições que estão previstas no regimento interno da Casa há uma invasão de competência por parte do Judiciário, ferindo a separação dos poderes e o que determina o Supremo Tribunal Federal.

No fim do mês passado, o ministro Alexandre de Moraes negou o prosseguimento da Reclamação e, consequentemente, não invalidou a nova eleição feita na Casa, que escolheu o vereador Sérgio do Sindicato (União Brasil) como o presidente para o biênio 2023-2024.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas