Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Renan Filho veta projeto que prevê remunerar servidoras afastadas por violência

Governador considera que cabe ao Executivo organizar a administração e que projeto não considera impacto

O governador Renan Filho (PMDB) publicou, na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial, vetos a um projeto de lei aprovado pela Assembleia que propõe o afastamento remunerado de servidoras públicas vítimas de violência.

A matéria aprovada pelo Legislativo prevê o afastamento remunerado de servidoras em casos de violência sexual, familiar ou doméstica e foi vetada integralmente.

Conforme mensagem enviada ao presidente da Casa de Tavares Bastos, o governador considerou inconstitucional o conteúdo do projeto de lei. Renan Filho pondera que cabe ao Executivo a iniciativa de lei que organiza a administração.

Outro argumento usado pelo governo é de que o projeto não quantifica o impacto financeiro que a medida vai gerar nas contas públicas do Estado.

Renan Filho questiona ainda o tempo de afastamento da servidora. Segundo ele, existe lei estadual que permite o afastamento de servidores públicos para o tratamento médico e os novos prazos estabelecidos podem ser conflitantes.

"(...) o Estado já possui uma legislação que alberga as situações nas  quais o servidor  necessite  se  ausentar  para  tratamento  médico,  e inclusive esta lei possui um prazo de até dois anos, superior, portanto, ao do projeto em tela", ressalta.

Tags