Eleito por unanimidade para a presidência da Câmara Municipal de Maceió, para o biênio 2025-2026, o vereador Chico Filho fará a sua segunda passagem como líder da Casa Legislativa. Aos 44 anos, Chico Filho é advogado e foi reeleito vereador com 9.606 votos, garantindo seu quarto mandato consecutivo.
Chico Filho é reconhecido por sua forte atuação junto às comunidades de diversos bairros de Maceió e por sua defesa do setor produtivo e dos taxistas da capital. Sua história na política também é marcada por laços familiares: é filho do ex-vereador Chico Holanda e neto do ex-vereador Otacílio Holanda, mantendo viva a tradição de serviço público de sua família.
Leia também
Conhecido por seu perfil conciliador, ele já exerceu a presidência da Câmara anteriormente, nos anos de 2013 e 2014, e, na última legislatura, comandou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), atuando como líder do prefeito JHC.
Com experiência e habilidade para promover o diálogo, Chico Filho inicia sua segunda gestão na presidência da Câmara com o desafio de representar os interesses da população e fortalecer a atuação do Legislativo em Maceió.
Em seu discurso de posse, realizado nessa quarta-feira (1º), logo após a cerimônia de posse do prefeito JHC, do vice Rodrigo Cunha e dos vereadores, Chico Filho agradeceu o apoio dos colegas vereadores e do prefeito JHC, comprometendo-se a liderar com diálogo, trabalho e consenso, valores que marcam sua trajetória política.
“Vamos trabalhar e continuar fazendo de Maceió um exemplo de cidade que cuida do seu povo, onde os avanços e a esperança caminham lado a lado com o futuro”, afirmou.
Ele também enfatizou sua capacidade de aglutinação e busca por consensos, destacando a importância de respeito às diferenças políticas. “Assumo o compromisso de conduzir esta Casa com diálogo, transparência e firmeza. O papel do Legislativo é ser a voz do povo e, juntos, faremos com que essa voz ecoe por toda Maceió”, complementou.
A Mesa Diretora eleita para acompanhar Chico Filho na gestão terá como 1ª vice-presidente Silvania Barbosa e, como 2ª vice, Jeanine Beltrão. O 1º secretário será Galba Netto; o 2º, Luciano Marinho; o 3º, Siderlane Mendonça; e o 4º, Cal Moreira. Os suplentes serão Brivaldo Marques e Thiago Prado.