Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Promotora Marluce Caldas toma posse como Procuradora de Justiça

Senador Collor, a suplente de senadora Eudócia Caldas, o prefeito JHC e o ex-deputado João Caldas estiveram presentes na solenidade

A promotora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra tomou posse, nesta sexta-feira (22), como Procuradora de Justiça do Estado de Alagoas, no 2º Cargo da Procuradoria de Justiça Criminal,de 2ª instância. A cerimônia ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em reunião solene do Conselho do Ministério Público, presidida pelo procurador-geral de Justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Collor, marcou presença na solenidade e enfatizou a atuação da nova Procuradora de Justiça em defesa do interesse público. “O ato é justo reconhecimento a uma grande mulher, que sempre atuou em defesa da causa pública e dos interesses do povo alagoano. À Marluce Caldas, parabenizo pela posse e desejo sucesso na jornada como procuradora. Tenho certeza que, mais uma vez, fará um grande trabalho”, afirmou o senador Collor.

Leia também

Senador Collor, a suplente de senadora Eudócia Caldas, o prefeito JHC e o ex-deputado João Caldas estiveram presentes na solenidade
Senador Collor, a suplente de senadora Eudócia Caldas, o prefeito JHC e o ex-deputado João Caldas estiveram presentes na solenidade | Foto: Edvan Ferreira

Outras autoridades políticas e do judiciário compareceram à posse que, desde o início, foi marcada por emoção. A nova procuradora adentrou o recinto ao som de ‘Maria, Maria’, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant. Na ocasião, a música foi interpretada pela cantora Irina Costa.

Marluce Caldas tem mais de três décadas no Ministério Público, onde atuou em todas as áreas. Ela é a terceira mulher no MP a assumir como Procuradora de Justiça, em uma deliberação do Conselho Superior do Ministério Público, que obedece ao critério de antiguidade.

“É uma honra e uma emoção muito grandes, como representante do Ministério Público e, também, como mulher. É uma ascensão muito esperada na carreira e nós, promotoras mulheres, já estamos em todas as classes, em todos os lugares, mas na procuradoria estávamos como substitutas. Hoje, finalmente, estamos como titulares, eu e a Drª Denise Guimarães”, frisou Marluce Caldas.

O ex-deputado João Henrique Caldas, a deputada estadual Jó Pereira e JHC, prefeito de Maceió, também acompanharam a cerimônia. “Estou aqui acompanhada por grandes colegas, que expressam muito respeito e admiração pelas mulheres. Então, estou me sentindo em casa”, disse a nova Procuradora de Justiça.

Imagem ilustrativa da imagem Promotora Marluce Caldas toma posse como Procuradora de Justiça
| Foto: Edvan Ferreira

Durante o evento, o protagonismo da promotora foi enfatizado por colegas, familiares, amigos e autoridades que acompanharam a carreira de Marluce Caldas. Ela ingressou no Ministério Público de Alagoas em 1986, por concurso público, passou por várias comarcas no interior e na capital, a exemplo de União dos Palmares, Maravilha, Flexeiras, Juizado da Infância e Adolescência da Capital, Vara de Execução Penal, Juizado do Trânsito de Maceió, entre outros. Foi ela a primeira mulher, na condição de Promotora de Justiça, a participar de um júri popular em Maceió e falar em defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade.

Entre os familiares presentes, o prefeito de Maceió, JHC, que é sobrinho da Procuradora de Justiça, evidenciou a atuação da tia como promotora e falou da influência que o Ministério Público teve em sua vida. De acordo com o prefeito, a promoção de Marluce Caldas chega após uma longa jornada.

“Ela sempre teve uma atuação destacada, revelando protagonismos em áreas onde a discussão era sempre muito superficial. Ela mergulhou profundamente. A Drª Marluce sempre fez as coisas com muita dedicação e muito zelo e, agora, toda essa experiência e dedicação se acumulam para que ela possa estar representando o órgão no colégio de procuradores”, pontuou o prefeito de Maceió.

“Vale destacar a importância de ver as mulheres participando das principais decisões. Sobretudo em um órgão ministerial, que tem como função principal zelar, proteger e defender as leis, atuando principalmente para aqueles que mais precisam”, continua JHC, lembrando que o avô foi procurador-geral de Justiça.

Marluce Caldas tem mais de três décadas no Ministério Público, onde atuou em todas as áreas
Marluce Caldas tem mais de três décadas no Ministério Público, onde atuou em todas as áreas | Foto: Edvan Ferreira

"Tenho a alegria de o Ministério Público ter feito parte da minha infância, da minha vida. Eu tenho um carinho muito especial pelo MP. Sempre atuei no sentido de proteger o Ministério Público nos meus mandatos como deputado. E, agora, ver uma mulher ser alçada ao colégio de procuradores é muito simbólico, sobretudo para as novas gerações. Que venha a igualdade, que possamos ter mais mulheres em posições de destaque”, finaliza o prefeito da capital.

Nova procuradora adentrou o recinto ao som de ‘Maria, Maria’, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant
Nova procuradora adentrou o recinto ao som de ‘Maria, Maria’, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant | Foto: Edvan Ferreira

Representando o Colégio de Procuradores de Justiça, o procurador Carlos Méro parabenizou a colega pela promoção e pontuou que a história de Marluce Caldas está cercada pela admiração e pelo carinho dos demais promotores e funcionários.

“Competência, sensibilidade, equilíbrio e seriedade. Vossa excelência, no colégio de procuradores, constitui-se um ícone do Estado de Alagoas. Cada integrante do MP é testemunha viva do seu amor pela instituição que nos abriga, além da sua força laborativa e a defesa do interesse público. Chega ao colégio com uma excelente bagagem de serviços prestados com qualidade, além de uma convivência agradável, honestidade, simplicidade e humanidade. Nessa difícil empreitada, resumi os muitos valores da novel procuradora. A alegria que estamos sentindo não tem preço. Desejamos os melhores votos, de pleno sucesso. Seja muito bem-vinda."

Cerimônia ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado
Cerimônia ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado | Foto: Edvan Ferreira

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas