Promotora Marluce Caldas toma posse como Procuradora de Justiça

Senador Collor, a suplente de senadora Eudócia Caldas, o prefeito JHC e o ex-deputado João Caldas estiveram presentes na solenidade

A promotora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra tomou posse, nesta sexta-feira (22), como Procuradora de Justiça do Estado de Alagoas, no 2º Cargo da Procuradoria de Justiça Criminal,de 2ª instância. A cerimônia ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em reunião solene do Conselho do Ministério Público, presidida pelo procurador-geral de Justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Collor, marcou presença na solenidade e enfatizou a atuação da nova Procuradora de Justiça em defesa do interesse público. “O ato é justo reconhecimento a uma grande mulher, que sempre atuou em defesa da causa pública e dos interesses do povo alagoano. À Marluce Caldas, parabenizo pela posse e desejo sucesso na jornada como procuradora. Tenho certeza que, mais uma vez, fará um grande trabalho”, afirmou o senador Collor.

Senador Collor, a suplente de senadora Eudócia Caldas, o prefeito JHC e o ex-deputado João Caldas estiveram presentes na solenidade - Foto: Edvan Ferreira

Outras autoridades políticas e do judiciário compareceram à posse que, desde o início, foi marcada por emoção. A nova procuradora adentrou o recinto ao som de ‘Maria, Maria’, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant. Na ocasião, a música foi interpretada pela cantora Irina Costa.

Marluce Caldas tem mais de três décadas no Ministério Público, onde atuou em todas as áreas. Ela é a terceira mulher no MP a assumir como Procuradora de Justiça, em uma deliberação do Conselho Superior do Ministério Público, que obedece ao critério de antiguidade.

“É uma honra e uma emoção muito grandes, como representante do Ministério Público e, também, como mulher. É uma ascensão muito esperada na carreira e nós, promotoras mulheres, já estamos em todas as classes, em todos os lugares, mas na procuradoria estávamos como substitutas. Hoje, finalmente, estamos como titulares, eu e a Drª Denise Guimarães”, frisou Marluce Caldas.

O ex-deputado João Henrique Caldas, a deputada estadual Jó Pereira e JHC, prefeito de Maceió, também acompanharam a cerimônia. “Estou aqui acompanhada por grandes colegas, que expressam muito respeito e admiração pelas mulheres. Então, estou me sentindo em casa”, disse a nova Procuradora de Justiça.

. - Foto: Edvan Ferreira

Durante o evento, o protagonismo da promotora foi enfatizado por colegas, familiares, amigos e autoridades que acompanharam a carreira de Marluce Caldas. Ela ingressou no Ministério Público de Alagoas em 1986, por concurso público, passou por várias comarcas no interior e na capital, a exemplo de União dos Palmares, Maravilha, Flexeiras, Juizado da Infância e Adolescência da Capital, Vara de Execução Penal, Juizado do Trânsito de Maceió, entre outros. Foi ela a primeira mulher, na condição de Promotora de Justiça, a participar de um júri popular em Maceió e falar em defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade.

Entre os familiares presentes, o prefeito de Maceió, JHC, que é sobrinho da Procuradora de Justiça, evidenciou a atuação da tia como promotora e falou da influência que o Ministério Público teve em sua vida. De acordo com o prefeito, a promoção de Marluce Caldas chega após uma longa jornada.

“Ela sempre teve uma atuação destacada, revelando protagonismos em áreas onde a discussão era sempre muito superficial. Ela mergulhou profundamente. A Drª Marluce sempre fez as coisas com muita dedicação e muito zelo e, agora, toda essa experiência e dedicação se acumulam para que ela possa estar representando o órgão no colégio de procuradores”, pontuou o prefeito de Maceió.

“Vale destacar a importância de ver as mulheres participando das principais decisões. Sobretudo em um órgão ministerial, que tem como função principal zelar, proteger e defender as leis, atuando principalmente para aqueles que mais precisam”, continua JHC, lembrando que o avô foi procurador-geral de Justiça.

Marluce Caldas tem mais de três décadas no Ministério Público, onde atuou em todas as áreas - Foto: Edvan Ferreira

"Tenho a alegria de o Ministério Público ter feito parte da minha infância, da minha vida. Eu tenho um carinho muito especial pelo MP. Sempre atuei no sentido de proteger o Ministério Público nos meus mandatos como deputado. E, agora, ver uma mulher ser alçada ao colégio de procuradores é muito simbólico, sobretudo para as novas gerações. Que venha a igualdade, que possamos ter mais mulheres em posições de destaque”, finaliza o prefeito da capital.

Nova procuradora adentrou o recinto ao som de ‘Maria, Maria’, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant - Foto: Edvan Ferreira

Representando o Colégio de Procuradores de Justiça, o procurador Carlos Méro parabenizou a colega pela promoção e pontuou que a história de Marluce Caldas está cercada pela admiração e pelo carinho dos demais promotores e funcionários.

“Competência, sensibilidade, equilíbrio e seriedade. Vossa excelência, no colégio de procuradores, constitui-se um ícone do Estado de Alagoas. Cada integrante do MP é testemunha viva do seu amor pela instituição que nos abriga, além da sua força laborativa e a defesa do interesse público. Chega ao colégio com uma excelente bagagem de serviços prestados com qualidade, além de uma convivência agradável, honestidade, simplicidade e humanidade. Nessa difícil empreitada, resumi os muitos valores da novel procuradora. A alegria que estamos sentindo não tem preço. Desejamos os melhores votos, de pleno sucesso. Seja muito bem-vinda."

Cerimônia ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado - Foto: Edvan Ferreira