Pressionado pela tropa e após denúncia da Gazeta, Governo de AL promete reforma do Quartel Geral da PM

Mesmo no último ano do mandato, governador garante que vai reparar os danos do prédio abandonado do Alto Comando da corporação

Pressionado por uma tropa insatisfeita e quase no fim de uma gestão marcada pela desvalorização humana e omissão à pauta de interesse da classe, o Governo de Alagoas marcou, para esta terça-feira (8), uma nova assinatura de ordem de serviço para a reforma do Quartel-Geral da Polícia Militar, no centro de Maceió. O prédio está entregue às traças, após ter a estrutura condenada pela Defesa Civil diante do iminente risco de desmoronamento. O descaso foi denunciado pela Gazeta em dezembro de 2021.

O processo para reforma do QCGPMAL foi aberto em 2015 e estava sob análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) desde então. Foi distribuído no dia 2 de dezembro do ano passado, para manifestação do procurador João Paulo Gaia, e, depois de dois meses, foi dado o aval para que os reparos fossem feitos.

Apesar de estar se despedindo do Palácio República dos Palmares, a equipe governista anunciou a promessa de garantir melhorias nas instalações do edifício, para que possa abrigar, novamente, os setores administrativos, inclusive o Alto Comando da corporação. Não foi divulgado o prazo para conclusão dos trabalhos, sendo quase certo que só o próximo gestor vai fazer a reinauguração. A obra vai custar R$ 7.819.623,30 aos cofres do Tesouro Estadual, conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação do Estado de Alagoas.

Estrategicamente, o governador marcou a solenidade dias após a PM celebrar 190 anos de fundação. No entanto, a data foi ofuscada pela mobilização dos militares em busca de conquistas pleiteadas há décadas e ignoradas pela gestão de Renan Filho. Nesta terça-feira à tarde, a tropa se reúne em uma assembleia, no Clube dos Subtenentes e Sargentos, para discutir a pauta, que inclui a implantação do escalonamento, reorganização das corporações e o sistema de proteção dos policiais e bombeiros de Alagoas.

E a falta de uma sede para o Alto Comando e demais setores administrativos é motivo de constrangimento para uma instituição centenária (prestes a completar 200 anos). Há dois anos, a administração da PM precisou sair às pressas do QCG após receber laudo da Defesa Civil Estadual. O comando passou a funcionar, de maneira improvisada, na Academia, que fica no Trapiche da Barra. Antes disso, havia a pretensão de manter o Comando Geral no local onde funcionava uma faculdade particular, no bairro da Serraria, mas a ideia não deu certo.

Em agosto deste ano, um vídeo contendo imagens do interior do Quartel do Comando Geral gerou uma ampla repercussão. Nele, é possível constatar a situação de abandono do local, causando uma enorme indignação por membros da tropa. Pouco tempo antes de ele ser divulgado, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, chamou representantes da alta cúpula da corporação para anunciar o processo de licitação, mesmo sem a garantia de que as obras seriam iniciadas.

O ex-comandante da PMAL, Marcos Sampaio, que iniciou as tratativas para que a licitação da reforma do QCG acontecesse, disse lamentar a burocracia. Ele explica que a desativação do Serveal [Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas S/A] fez com que o processo de escolha da empresa que faria o serviço ficasse sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Como esta fase foi superada, a análise está com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

“O prédio é histórico e tem certas peculiaridades que devem ser consideradas, como sua arquitetura. O projeto existente é para reforma e não de construção, e apenas o Comando Geral será contemplado. Os anexos não estão reformados. O laudo da Defesa Civil, à época, orientou a saída do Comando, apenas”, destacou Sampaio.

Ele explica que o risco de desabamento afeta a platibanda direita (uma espécie de mureta utilizada com a finalidade de esconder o telhado), especificamente com afastamento de mais de um metro da laje, ou seja, o teto do prédio. E garante que a estrutura física está preservada, acrescentando que o projeto prevê a modernização de todo o QCG.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p