Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Pressionado pela Defensoria Pública, Governo de AL entrega leitos de UTI após 1 ano de atraso

Reportagem da Gazeta de Alagoas serviu como referência para ação do órgão, que pôs fim à agenda política da pasta

Após um ano da ação impetrada pela Defensoria Pública do Estado (DPE), o Governo de Alagoas finalmente inaugurou, nessa quinta-feira (25), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pressão negativa no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, em Maceió.

A estrutura deve evitar o alto risco de contaminação de profissionais e pacientes. A ação, que foi movida em 2020, pedia que a Secretaria estadual de Saúde (Sesau) entregasse a estrutura o mais rápido possível.

Leia também

Ainda assim, como tem feito, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, usou sua rede social para divulgar o feito como ação exclusiva da pasta. De forma deliberada, ele omitiu a ação do defensor público Fabrício Leão Souto, do Núcleo de Direitos Coletivos da DPE.

Fabrício Leão ainda solicitou que os entes públicos forneçam equipamentos, medicamentos, insumos e correlatos para que os profissionais do Hospital Escola Dr. Helvio Auto lidem com as doenças infectocontagiosas. 

As informações que abasteceram a DPE partiram de uma reportagem especial do Jornal Gazeta de Alagoas, escrita pelo repórter Arnaldo Ferreira. Depois de realizar uma investigação sobre o assunto, ouvindo fontes da própria unidade, ele constatou que somente a chamada "sala de pressão negativa" conseguiria evitar mortes de quem era atendido, trabalhava e, eventualmente, acompanhava os pacientes.

Antes dessa denúncia, o Estado já desrespeitava a orientação do próprio Conselho Regional de Medicina (CRM), que preconiza tal feito como condição ideal de trabalho. Ou seja, enquanto a preocupação da Sesau era com a propaganda, dezenas de pessoas ficaram expostas à contaminação.

Secretário divulgou entrega como se tivesse sido iniciativa planejada pela própria Sesau
Secretário divulgou entrega como se tivesse sido iniciativa planejada pela própria Sesau | Foto: Rede Social

Em contato com a Gazetaweb, o defensor público Fabrício Leão Souto, que foi até a Justiça para garantir melhorias estruturais na unidade hospitalar, disse que já era o tempo de Alagoas ter leitos de UTI com pressão negativa.

"Nós sabíamos bem o que significava o sistema de pressão negativa e que já era hora de Alagoas contar com tal serviço, justamente por não haver nenhum até então. Foi por essa razão que ajuizamos uma ação nesse sentido", disse.

Segundo ele, o Governo de Alagoas perdeu tempo ao dizer que a instalação da estrutura era inviável. "Perderam tempo dizendo que era inviável, lançando notinhas, especialmente a UNCISAL e a Direção do Hospital. Estavam errados".

Na manhã dessa quinta (25), os leitos com a "pressão negativa" foram entregues com a presença do secretário Ayres e do governador Renan Filho, que, ao lado dos especialistas, posaram para foto. Como era de se esperar, o ambiente festivo foi usado como mais uma ação excepcional da Sesau, quando, na verdade, ocorreu após um comportamento ordinário.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas