Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Presidente da AMA retorna de Brasília sem garantias sobre carros-pipa

Hugo Wanderley voltou da capital federal sem notícias positivas sobre um programa vital para as populações de 48 municípios de AL

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, que, também, é prefeito do município de Cacimbinhas, retornou de Brasília sem garantias de que o Governo Federal vai continuar bancando o programa dos carros-pipa no Sertão alagoano.

Durante sua estada na capital federal, Wanderley esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), quando foi recebido por representantes da pasta e da Defesa Civil Nacional.

Leia também

O líder dos prefeitos alagoanos informou não haver mais recursos para a continuidade do programa até o fim do ano, já que, segundo o Executivo, aconteceram cortes, feitos pelo Ministério da Economia, que acabam inviabilizando a continuidade do fornecimento de água através dos carros-pipa às populações de 48 municípios do estado. Isso acaba deixando as pessoas desprovidas de água potável, submetendo-as a grandes dificuldades, principalmente para matar a sede e para garantir a sobrevivência dos animais.

"Estivemos em Brasília, no MDR, e fomos recebidos pela Defesa Civil Nacional e representantes do ministro, quando afirmamos a importância de fornecer água potável e de qualidade para as populações. É preciso que o Governo Federal priorize em seu orçamento ações para o fornecimento de água potável, para consumo humano. Não apenas por meio do desastre da seca. As comunidades mais distantes, mesmo com as fortes chuvas caídas recentemente, têm dificuldade de acesso à água potável. Isso tem que ser um programa permanente", disse o presidente da AMA.

Hugo Wanderley ainda ressaltou a importância da atuação política dos parlamentares alagoanos no Congresso Nacional, para, junto ao orçamento de 2023, incluir assistência permanente aos sertanejos quanto ao fornecimento de água potável.

O presidente da AMA afirmou que o argumento, por ele apresentado, foi bem aceito no MDR, mas, diante da decisão do Ministério da Economia de promover cortes e remanejar recursos, foi informado de que não havia mais dinheiro para o Exército bancar a operação. Wanderley ressaltou que os prefeitos alagoanos estão muito preocupados com os cortes feitos pelo Governo Federal, já que as populações são beneficiadas diretamente pelos programas federais, e que, sem orçamento, cabe aos prefeitos a responsabilidade de manter os programas e socorrer as pessoas, diante da difícil realidade que elas enfrentam.

"Já repassamos o nosso pleito à equipe de transição do novo governo e, também, à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no sentido de sensibilizá-los para que o programa seja reativado e tornado permanente", disse o presidente da AMA.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas