Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

PGE pede ao STF que rejeite recurso do PP e mantenha eleição para governador-tampão no próximo domingo

Até então, a última decisão do STF sobre as eleições partiu do ministro Gilmar Mendes

A Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas pediu nesta quarta-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que mantenha as eleições indiretas para governador-tampão e vice do estado para o próximo domingo (15). O pedido ocorre porque o Partido Progressistas entrou com um agravo regimental na Corte para que o supremo avalie as regras e suspenda o pleito.

Até então, a última decisão do STF sobre as eleições de Alagoas partiu do ministro-relator do processo, Gilmar Mendes. Na segunda-feira (9), ele decidiu que o primeiro edital publicado pela Assembleia Legislativa (ALE), que previa eleição distinta para governador e vice, fosse anulado e um novo fosse publicado, determinando a votação em chapa única. O ministro manteve a votação aberta entre os parlamentares.

Artigos Relacionados

Devido à nova determinação, no mesmo dia, a ALE publicou novo edital com chapa única e a data do dia 15 de maio, próximo domingo, para as eleições acontecerem.

Após esse episódio, o PP entrou com o agravo pedindo a suspensão imediata do edital, publicado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), e, consequentemente, a eleição para governo-tampão. O corpo jurídico do PP avalia que as regras propostas ferem o princípio da ampla competitividade.

Se o STF não reconsiderar a decisão de suspender os efeitos do novo edital, o Progressistas pede que o plenário da Corte se posicione acerca de vários pontos contidos nas regras estabelecidas pelo Parlamento alagoano para o pleito indireto, remarcado para o próximo domingo (15). Os pontos podem ser vistos aqui.

Por causa do recurso do PP e após pedido de Gilmar Mendes, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou nessa terça-feira (10) uma Sessão Virtual Extraordinária, a ser realizada na próxima sexta-feira (13), para que os ministros possam se manifestar sobre a ação que tramita na Corte acerca das eleições indiretas para governador-tampão e vice de Alagoas.

A PGE apresentou contrarrazões, pedindo à Corte que mantenha o pleito para o próximo domingo (15).

"Pugna o Estado de Alagoas que seja garantida a realização das eleições indiretas neste domingo, mantendo-se incólume a decisão agravada. [...] Por fim, reitera-se a relevância de que os trâmites que precedem o pleito eleitoral sejam realizados à luz da decisão cautelar, de modo que as eleições sejam realizadas com máxima brevidade", pede a PGE.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas