Na última sexta-feira (06), a 2ª Zona Eleitoral de Alagoas organizou um treinamento para pessoas com deficiência que atuarão como mesários nas eleições municipais de 6 de outubro. A capacitação faz parte de um projeto-piloto do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que busca promover o protagonismo de pessoas com deficiência dentro do processo eleitoral, especialmente nas mesas receptoras de votos.
Inclusão e empatia
Leia também
O assessor de acessibilidade do TRE/AL, João Luís Azevedo Lessa Filho, ressaltou a importância da iniciativa: “Reunimos todos os mesários e mesárias, com ou sem deficiência, para criar um ambiente de inclusão e empatia no dia da eleição. Esta gestão tem um foco especial em acessibilidade e, neste pleito, buscamos dar ainda mais destaque para essas pessoas.”
Além da capacitação, o TRE/AL também implementou a Central de Atendimento ao Eleitor Surdo, que permite que pessoas surdas ou com deficiência auditiva façam videochamadas com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para esclarecer dúvidas sobre a votação, seções e documentos necessários. Essa medida visa garantir a plena participação de todos os eleitores.