Do início da propaganda eleitoral, no dia 16 de agosto, até esta quinta-feira (26), o aplicativo Pardal, em Alagoas, já recebeu 375 relatos de propaganda eleitoral irregular. Os municípios com os maiores números de denúncias foram Maceió, com 87; Messias, com 21; Minador do Negrão, com 21; e Arapiraca, com 24.
A Portaria TSE nº 662/2024 estabelece a utilização do Pardal nas Eleições 2024 para o encaminhamento ao juízo eleitoral competente, a fim de exercer o poder de polícia nas denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específicas relacionadas às candidaturas e ao contexto local da disputa.
Leia também
O objetivo do Pardal é incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.
Pelo Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel. Já o Pardal ADM permite gerar uma notificação informatizada à pessoa, ao partido político, à federação ou à coligação mencionada, acompanhada de um link específico para informar sobre a regularização ou o esclarecimento do fato, além de anexar a documentação comprobatória.
VEJA O NÚMERO DE DENÚNCIAS POR CIDADES:
- ANADIA: 3
- ARAPIRACA: 24
- BARRA DE SANTO ANTÔNIO: 15
- BARRA DE SÃO MIGUEL: 11
- BOCA DA MATA: 3
- CAMPESTRE: 2
- CAMPO ALEGRE: 18
- COITÉ DO NÓIA: 2
- CRAÍBAS: 2
- DELMIRO GOUVEIA: 2
- DOIS RIACHOS: 1
- ESTRELA DE ALAGOAS: 9
- FEIRA GRANDE: 7
- FLEXEIRAS: 1
- GIRAU DO PONCIANO: 2
- IBATEGUARA: 2
- IGACI: 3
- IGREJA NOVA: 4
- JACARÉ DOS HOMENS: 1
- JAPARATINGA: 4
- JEQUIÁ DA PRAIA: 2
- JOAQUIM GOMES: 4
- JUNQUEIRO: 1
- LAGOA DA CANOA: 6
- MACEIÓ: 87
- MAJOR ISIDORO: 4
- MARAGOGI: 6
- MARAVILHA: 1
- MARECHAL DEODORO: 6
- MARIBONDO: 1
- MATA GRANDE: 1
- MESSIAS: 21
- MINADOR DO NEGRÃO: 21
- OLHO D'ÁGUA DAS FLORES: 1
- OLHO D'ÁGUA DO CASADO: 2
- OURO BRANCO: 2
- PALMEIRA DOS ÍNDIOS: 7
- PARIPUEIRA: 4
- PENEDO: 5
- PILAR: 1
- PINDOBA: 2
- PIRANHAS: 2
- PORTO CALVO: 1
- POÇO DAS TRINCHEIRAS: 3
- RIO LARGO: 6
- SANTA LUZIA DO NORTE: 6
- SANTANA DO IPANEMA: 2
- SATUBA: 1
- SENADOR RUI PALMEIRA: 2
- SÃO JOSÉ DA LAJE: 1
- SÃO JOSÉ DA TAPERA: 17
- SÃO MIGUEL DOS CAMPOS: 12
- TANQUE D'ARCA: 3
- TAQUARANA: 5
- UNIÃO DOS PALMARES: 8
- VIÇOSA: 4
- ÁGUA BRANCA: 1
Como denunciar propaganda irregular, crime eleitoral e ilícitos na sua cidade
No Pardal Móvel, disponível para smartphones e tablets, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular e outras irregularidades, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo. Se o assunto se tratar de crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais, deve ser direcionado ao Ministério Público Eleitoral. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).
Dentro do aplicativo Pardal, há um botão que direciona as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação. Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.