Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Paraná Pesquisa: JHC confirma liderança e amplia diferença sobre Alfredo Gaspar

Candidato do PSB tem 44% da intenção de voto, contra 38,4% do adversário; nos votos válidos o JHC dispara e abre vantagem de 6,8%

A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo Diário do Poder e pela Gazeta de Alagoas, apontou que o JHC (PSB) ampliou a diferença e lidera a disputa para a Prefeitura de Maceió, com 44% da intenção de voto, contra 38,4% do candidato apoiado pelos Calheiros e Rui Palmeira (Sem Partido), Alfredo Gaspar (MDB).

Com a margem de erro de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento confirma os dados apontados na Pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira (23), e aponta a liderança de JHC com 5,6 pontos percentuais à frente de Alfredo Gaspar. No levantamento do Ibope, a diferença era de 4% a favor de JHC. Ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, 10,6% dos eleitores votarão Branco, Nulo ou em Nenhum e 7% ainda estão indecisos ou preferiram não responder.

Leia também

Imagem ilustrativa da imagem Paraná Pesquisa: JHC confirma liderança e amplia diferença sobre Alfredo Gaspar
| Foto: FOTO: Divulgação

Ainda de acordo com os dados do instituto, 34,3% dos eleitores responderam que "Com certeza votaria em JHC para Prefeito de Maceió". Já Gaspar somou 24,4%.

Votos válidos

Os números revelam que JHC abre vantagem ainda mais expressiva se considerados os votos válidos. Os dados da pesquisa apontam que o candidato do PSB lidera com 53,4% e o emedebista tem 46,6%, uma vantagem de 6,8%.

Para calcular os votos válidos, a pesquisa exclui da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que estão indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná Pesquisa: JHC confirma liderança e amplia diferença sobre Alfredo Gaspar
| Foto: FOTO: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Paraná Pesquisa: JHC confirma liderança e amplia diferença sobre Alfredo Gaspar
| Foto: FOTO: Reprodução

Rejeição

Com relação a rejeição dos postulantes à prefeitura, o candidato dos Calheiros e Rui Palmeira é o mais rejeitado, com 38,8%. A rejeição de JHC soma 35,5%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) com o número nº. AL-04951/2020. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 25 de novembro de 2020 e ouviu uma amostra de 800 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O levantamento foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas