O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) já recebeu solicitações de tropas federais para as eleições municipais nas cidades de Pindoba, Marechal Deodoro, Junqueiro, Teotônio Vilela e Estrela de Alagoas. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e aguarda a decisão do pleno do órgão.
De acordo com o Procurador Eleitoral Federal, Marcelo Lobo, Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral – que abrange MPF e MP/AL – e também as forças policiais, especialmente a polícia federal, polícia civil e polícia militar, estão unidos para garantir que todo o aparato necessário esteja disponível nos dias que antecedem as eleições e no próprio dia da votação. “O objetivo é assegurar que todos os [2,4 milhões] eleitores de Alagoas possam votar com tranquilidade e segurança”.
Leia também
Ao avaliar esta reta final das eleições municipais, o Procurador do MPF Eleitoral revelou que as eleições estão sendo “muito bem” acompanhadas pelos colegas promotores eleitorais, o que justifica a tranquilidade até o momento”. No entanto, reconheceu que “estamos entrando na reta final, na fase mais crítica das eleições, onde as tensões costumam aumentar e as tentativas de irregularidades podem se intensificar”.
Conforme informado pelo TRE, a SSP deve se manifestar no ofício sobre a capacidade de garantir a segurança nessas localidades com as polícias estaduais. Com base nessa resposta, o colegiado decidirá sobre a solicitação.
Caso o pedido seja negado, há a possibilidade de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se for aceito, a situação será comunicada ao TSE, que, por sua vez, informará o Exército Brasileiro.
Além disso, o TRE/AL destacou que as solicitações nos quatro municípios partiram de partidos políticos e de um juiz eleitoral, devido a possíveis casos de violência.
O TRE também pode solicitar agilidade na análise dos casos de cada cidade antes da eleição, mas o prazo para essa avaliação ainda não foi divulgado. Neste ano, o órgão já recebeu mais de 140 denúncias de supostas irregularidades.