Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

MP pede mais explicações sobre acidente de Campos à Aeronáutica

Após relatório final, procurador dá 15 dias para respostas a sete questões. Procurada, Aeronáutica disse que responderá ao MP no prazo estipulado

O procurador Thiago Lacerda Nobre, do Ministério Público Federal em Santos, pediu à Aeronáutica sete novas explicações sobre a queda do avião que, em agosto de 2014, matou o ex-governador e então candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas.

Responsável pelas investigações, Nobre encaminhou as indagações na última segunda-feira (25) para o chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRVP-SP), tenente-coronel Aviador Jarbas de Oliveira Pinto.

Leia também

No documento, o procurador dá 15 dias para que o órgão responda. Procurado pela TV Globo, o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRVP-SP) informou que todas as informações solicitadas serão respondidas, por ofício ao Ministério Público Federal, no prazo estipulado.

No último dia 19, oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgaram o relatório final da investigação do acidente.

Sem apontar um motivo específico, o Cenipa relacionou os principais fatores que contribuíram para a queda do avião: a atitude dos pilotos, as condições meteorológicas adversas, a desorientação espacial e a indisciplina de voo. Há outros fatores que podem ter contribuído, mas não ficaram comprovados.

O procurador pede mais esclarecimentos justamente sobre os pontos inconclusivos. No pedido, Thiago Lacerda Nobre quer saber "por qual razão o Operador de Estação da Aeronáutica, responsável pela 'Rádio Santos' no dia da queda da aeronave não possuía Certificado de Habilitação Técnica, CHT, válido, bem como se esta situação é comum em outras estações aeronáuticas", diz o ofício.

Nobre pede ainda ao SRVP-SP que diga se o militar que estava na função continua sem CHT ou se  situação foi regularizada.

O MPF pergunta , ainda, "por qual razão o NDB RR estava inoperante na data do incidente e por qual razão não havia NOTAM a respeito da inoperância deste auxílio à segurança".

O sistema NDB emite sinais de rádio, considerados por especialistas imprecisos. NOTAM é a notificação sobre problemas ou qualquer incidente em equipamentos no avião.

Por fim, o procurador quer saber se foi feita alguma sindicância sobre os problemas descritos  e outros relacionados à imprecisão de informações transmitidas aos pilotos e falhas de comunicação sobre condições climáticas, equipamentos com defeito ou inoperantes. E pede cópia integral desses documentos.

Apesar de o Cenipa já ter apresentado relatório final sobre as causas do acidente que matou Eduardo Campos, as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público prosseguem - daí o pedido de informações feito pelo procurador.

Os fatores do acidente, segundo a FAB
Leia abaixo os principais fatores que contribuíram para o acidente, segundo o relatório final da Aeronáutica:

Familiares
Após a apresentação do relatório, o advogado que representa as famílias do piloto e do copiloto, Josmeyr Oliveira, afirmou ao G1 que os parentes ficaram "inconformados" com a análise do Cenipa.

Para o advogado, o documento deposita toda a culpa pela tragédia sobre os pilotos e não avança sobre possíveis falhas da própria aeronave.

"Um ponto diferencial do relatório seria realizar um simulador de voo nas mesmas condições daquele dia, pegando a perspectiva das aeronaves. A resposta que o Cenipa nos deu é que tentaram [simular], mas a empresa contratada pelo fabricante não permitiu em razão da investigação em curso da Polícia Federal", declarou Oliveira.

O chefe da investigação da Aeronáutica, tenente-coronel Raul de Souza, disse que não é possível dizer que houve "100% de falha humana".

Responsabilidades
O chefe do Cenipa, brigadeiro Dilton José Schuck, afirmou que a função dos técnicos que investigaram o acidente era identificar os fatores que contribuíram ou que podem ter contribuído para a queda do avião, e não atribuir culpa a ninguém.

"Não é finalidade nossa identificar aqui culpa ou responsabilidades de quaisquer pessoas ou instituições. Nosso trabalho é voltado para prevenção", esclareceu.

A comissão de investigação da Aeronáutica foi composta por 18 especialistas das áreas operacional (pilotos, meteorologista e especialista em tráfego aéreo, por exemplo), humana (médico e psicólogo) e material (engenheiros aeronáutico, mecânico e de materiais).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas