Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Moraes nega suspensão da posse de deputados por incentivo a atos

A decisão saiu após a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se colocou contra a suspensão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou neste domingo (29) a ação que pretendia suspender a posse de deputados bolsonaristas supostamente envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

A decisão saiu após a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se colocou contra a suspensão. A posse dos parlamentares está marcada para esta quarta-feira (1º/2).

No documento, o ministro também negou a instauração de um novo inquérito policial, “por ausência de justa causa”. Moraes determinou ainda o envio dos documentos anexados ao processo ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para que sejam tomadas providências cabíveis pelo Conselho de Ética.

A PGR defendeu o arquivamento do pedido protocolado pelo grupo Prerrogativas. A resposta enviada ao STF nesse sábado (28/1) foi assinada pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos.

A ação mirava 11 nomes eleitos para a Câmara dos Deputados. Os advogados apontam que estes parlamentares eleitos e diplomados endossaram os atos:

André Fernandes (PL-CE);

Carlos Jordy (PL-RJ);

Luiz Ovando (PP-MS)

Marcos Pollon (PL-MS);

Rafael Tavares (PRTB-MS)

Rodolfo Nogueira (PL-MS);

João Henrique Catan (PL-MS);

Silvia Waiãpi (PL-AP);

Nikolas Ferreira (PL-MG);

Sargento Rodrigues (PL-MG);

Walber Virgolino (PL-PB).