Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Ministro garante a Collor que terminal da Transpetro continua em Maceió

Após ser provocado por Collor, ministro Eduardo Braga informou que não haverá mudança de operação no terminal

Ao tomar conhecimento sobre a possibilidade de fechamento do Terminal Aquaviário da Transpetro, localizado no Porto de Maceió, o senador Fernando Collor de Mello (PTB) enviou, nesta segunda-feira (18), um comunicado ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), alertando sobre o perverso impacto econômico-social que a medida vai trazer para Alagoas. Logo após o parlamentar acionar o ministro em defesa dos interesses do estado, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio, assegurou que o terminal não será fechado e que as ''atividades vão ocorrer com regularidade".

Há alguns dias, a Petrobras comunicou às distribuidoras de combustíveis de Alagoas que o Terminal Aquaviário da Transpetro poderá ser desativado a partir do próximo mês de março. A informação, que pegou os trabalhadores da unidade e a direção do porto de surpresa, motivou uma reação apreensiva do Sindicato dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas, que, em nota, expressou profunda preocupação quanto à remessa para Pernambuco do etanol anidro produzido em Alagoas.

"Vislumbram-se graves consequências de caráter econômico-social, caso se consume a desativação. Primeiro, o desemprego para os trabalhadores; e segundo, a perda da competitividade do etanol hidratado, pois a centralização das operações no Porto de Suape resultará em alto custo do frete terrestre, novo problema a ser enfrentado pela produção alagoana", expressou Collor.

Segundo o senador, o apelo que fez ao ministro Eduardo Braga é no sentido que o governo federal reflita sobre o impacto que tal decisão significará para um Estado carente e que precisa, cada vez mais, de acolhimento em seus pleitos, sobretudo, em um momento de grave crise nacional. "Esta reflexão deve também levar em conta o fato de Alagoas representar um dos principais parques sucroenergéticos do Brasil", frisou Collor.

O administrador substituto do Porto de Maceió, Roberto Leoni, declarou que a possibilidade de fechamento foi tema de uma reunião realizada na última sexta-feira. Leoni se colocou à disposição para defender a permanência do Terminal Aquaviário da Transpetro, mostrando, inclusive, a possibilidade de uma maior rentabilidade com a exploração do local com novos serviços pela Transpetro, a exemplo do abastecimento de navios. "O Porto de Maceió tem total capacidade para esse serviço", expressou.

O Ministério de Minas e Energia se posicionou ontem mesmo a respeito, por meio do secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Marco Antonio. Segundo ele, o diretor de Abastecimento substituto da Petrobras, Cláudio Schlosser, e o presidente da Transpetro, Antonio Rubem, declararam que as operações com derivados de petróleo no Porto de Maceió continuarão a ocorrer com regularidade. Ainda segundo eles, todos os produtos atualmente movimentados na instalação permanecerão sendo ofertados.

Confira, na íntegra, a resposta do ministério ao senador Collor:

Senhor Senador,

Por solicitação do Ministro Eduardo Braga, repasso a V. Exa. os esclarecimentos recebidos da Petrobras sobre a operação do Terminal Aquaviário da TRANSPETRO, instalado no Porto de Maceió.

Segundo informações fornecidas pelo diretor de Abastecimento substituto da Petrobras, Sr Cláudio Schlosser, e pelo presidente da Transpetro, Sr. Antonio Rubem, as operações com derivados de petróleo no Porto de Maceió continuarão a ocorrer com regularidade. Todos os produtos atualmente movimentados na instalação permanecerão sendo ofertados. Segundo a Petrobras, ocorrerá apenas a alteração da empresa responsável pela operação, que deixará de ser a Petrobras e passará a ser a Transpetro. Essa alteração não deverá provocar qualquer alteração nos preços dos produtos ofertados no Estado.

Qualquer dúvida estou à disposição de V. Exa.

Respeitosamente

Marco Antonio Martins Almeida

Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis

Ministério de Minas e Energia

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas