Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Manifestantes fazem atos contra Dilma Rousseff em todo o País

Diversas capitais já têm protestos a favor do impeachment da presidente; no Rio de Janeiro houve princípio de confusão

Brasileiros a favor do impeachment de Dilma Rousseff já começaram a ir às ruas na manhã deste domingo (13) para protestar contra a presidente. Alagoas, Pará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e São Paulo são alguns dos Estados que já registram início das manifestações.

A previsão de integrantes dos movimentos que organizam os protestos, dentre eles o Vem Pra Rua, é que mais de 400 cidades do Brasil tenham atos com essa bandeira.

Leia também

No Rio de Janeiro, sob tempo nublado e calor de 30ºC, quatro carros de som contratados para a manifestação já estavam posicionados na avenida Atlântica, em Copacabana, na altura do Posto 5. Dezenas de pessoas passavam com camisetas amarelas (a maioria da seleção brasileira de futebol) e um grupo com o rosto pintado de verde e amarelo carregava faixas lançando o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) para presidente da República. 

Houve princípio de confusão entre os cariocas neste domingo. O carro de som do Foro do Brasil-RJ, movimento que defende intervenção militar, foi o motivo de discussão com o grupo Brasil Democrata, que não havia sido notificado de que teria esse carro. No entanto, logo a confusão se dispersou. 

No Distrito Federal, as pessoas começaram a se concentrar perto do Museu da República ainda às 9h. Centenas de pessoas protestam por toda a Esplanada dos Ministério e passam pela Catedral de Brasília. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) participa dos protestos e, entre gritos de "fora PT!", ele afirmou que está lá como "cidadão" e disse que o ato demonstra a "insatisfação" do povo com o governo.

"Essa é uma manifestação popular de que o povo não aguenta mais" comentou Bolsonaro. O deputado disse não acreditar que a presidente irá renunciar, mas defendeu o afastamento de Dilma. "Temos de tirá-la por meio do processo de impeachment ou do Tribunal Superior Eleitoral (STE). O prazo final para ela sair é 2018, só não sei se o Brasil vai aguentar até lá", completou.

Em São Luís do Maranhão, cerca de 2,5 mil pessoas, segundo a Política Militar e organizadores, se reúnem na Avenida Litorânea. Participam do evento integrantes do PSDB, como o deputado federal João Castelo. O vice-governador Carlos Brandão se mantém alheio a discussão para evitar conflito com o governador Flávio Dino (PCdoB), um dos maiores defensores do governo petista. 

Em Belém, a PM contabiliza cerca de 10 mil manifestantes, que se concentram na Escadinha da Estação das Docas. Imagens da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula são alvos de protestos. Oito trio elétricos estão espalhados na Avenida Presidente Vargas e vão acompanhar a caminhada.

Os manifestantes em Maceió começam a se concentrar no corredor Vera Arruda, área nobre da cidade. Um boneco com o rosto do ex-presidente Lula simbolizando uma jararaca é uma das atrações do evento, que conta ainda com segurança particular. A Polícia Militar de Alagoas acompanha a manifestação com 350 homens, divididos em grupos a pé, em viaturas e cavalaria. Dois helicópteros também são usados.

Em Minas Gerais, os manifestantes já estão na Praça da Liberdade para os atos organizados pelos movimentos Vem Pra Rua e Patriotas. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), deverá chegar à praça por volta das 11 horas. Os manifestantes usam, além de camisas da seleção brasileira, máscaras do juiz Sérgio Moro. Há muitas faixas de apoio à Polícia Federal, pela Operação Lava Jato e montagem de fotos do ex-presidente Lula em uma prisão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas