Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Mais de 41 mil alagoanos entre 16 e 17 anos votarão pela primeira vez em 2022

Dados foram divulgados nesta terça-feira (19), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL)

Mais de 41 mil jovens entre 16 e 17 anos votarão pela primeira vez, na eleição de outubro deste ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Entre estes jovens, o voto não é obrigatório.

O levantamento mostra que, em 2020, apenas 26.601 eleitores nesta faixa etária estavam aptos a votar, o que representou 1,19% do eleitorado. Além disso, o perfil do eleitorado, divulgado na última semana, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que 16.203 eleitores alagoanos têm 16 anos (0,70%) e 25.106 têm 17 anos (1,08%).

O quantitativo de eleitoras e eleitores entre 18 e 20 anos representa 5,34% dos alagoanos (124.160). “Esse aumento significativo do número de jovens que fizeram seu alistamento eleitoral e devem votar pela primeira vez muito nos alegra. É o reflexo de campanhas específicas elaboradas pela Justiça Eleitoral objetivando fazer com estes adolescentes participem ativamente do processo democrático desde cedo, contribuindo com a democracia”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes.

Artigos Relacionados

Em janeiro deste ano, apenas 14.458 adolescentes entre 16 e 17 anos estavam aptos a votar. Isso representa que 27.851 jovens atenderam ao chamado do TRE de Alagoas, durante alistamento para as eleições 2022, habilitando-se para votar pela primeira vez.

“Ações da Justiça Eleitoral como a Semana do Jovem Eleitor e a produção de conteúdos específicos para as redes sociais devem ter influenciado bastante esse público, que detém as informações de maneira rápida através dos seus celulares e podem contribuir, ainda mais, incentivando os eleitores mais velhos a continuarem exercendo sua cidadania”, enfatizou o desembargador Praxedes.

*Com assessoria