Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Maceió será a 2ª capital do Nordeste com menor proporção de vereadoras

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as quatro mulheres eleitas na capital alagoana representam 16% das 25 vagas

A Câmara de Vereadores de Maceió será a segunda entre as capitais do Nordeste, e a nona entre as capitais do País, com menor número de mulheres no parlamento a partir de 2021, proporcionalmente.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as quatro vereadoras eleitas na capital alagoana representam 16% das 25 vagas.

Leia também

No Nordeste, somente João Pessoa (PB) terá menos representação feminina que Maceió. Por lá, a única candidata eleita representa 3,7% do parlamento. A capital paraibana lidera esse ranking em nível nacional.

Em Maceió, a representação feminina no parlamento municipal recuou, mesmo com o número de cadeiras, no geral, tendo aumentado em mais quatro vagas. Até o fim deste ano, são cinco vereadoras na capital alagoana, a partir de 2021 serão quatro. Das cinco vereadoras da atual legislatura, apenas uma conseguiu se reeleger.

Em grandes cidades de Alagoas, a representação feminina será pequena. Segundo maior colégio eleitoral do estado, Arapiraca elegeu apenas uma mulher vereadora, que foi Aurélia Fernandes (PSDB), que conseguiu se reeleger. Rio Largo também só elegeu uma mulher vereadora. E em Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos, foram apenas duas eleitas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas