Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Luciano Amaral cobra de operadoras bloqueio de conteúdos impróprios

Regulação aconteceria na internet de ensino à distância; o deputado afirmou que a Anatel já fez exigência das empresas beneficiadas pela Lei 14.172/2021

Em Brasília, o deputado federal Luciano Amaral criticou operadoras beneficiadas pela Lei 14.172/2021, que "dispõem sobre a garantia de acesso à internet com fins educacionais a alunos e a professores da educação básica pública", por não fazerem bloqueio de conteúdo impróprio para as crianças.

"É importante garantir que esse acesso não seja irrestrito e que crianças, sob hipótese nenhuma, se deparem com conteúdos impróprios ou que seus pais possam, de forma equivocada, destinar essa conectividade para uso próprio", disse o deputado. Luciano Amaral disse ainda ser preciso uma regulamentação para impedir que os chips destinados à educação não sejam vendidos.

Com repasse superior a R$ 3,5 bilhões através de recurso dos Poderes Executivos estaduais e do Distrito Federal, a Lei 14.172/2021 foi motivada pela pandemia e tem propósitos educacionais aos alunos e aos professores da rede pública de ensino. "Vários estados da Federação, incluindo o meu estado de Alagoas, têm procurado aplicar esses recursos, viabilizando o acesso de milhares de crianças ao ensino à distância", disse o deputado.

Ele ainda afirmou que as operadoras de telecomunicações têm tentado impedir as licitações, a aplicação desses recursos, insurgindo-se contra as contratações que exigem a restrição de uso.

"Operadoras não querem permitir que as empresas que criam esses filtros tenham acesso complementar ao mercado, pois isso afetaria seus lucros com acesso livre, gastando gigas com o que quer que seja, inclusive pornografia", acusou o parlamentar, questionando se esse mesmo bloqueio de conteúdos impróprios não seria feito em outros países, como Itália, Espanha e México.

Artigos Relacionados

De acordo com Luciano Amaral, a Anatel já exerceu o seu papel e determinou que as operadoras forneçam os chips e que as restrições sejam introduzidas. Uma ação importante da agência reguladora para impedir esse tipo de abuso contra a infância brasileira.

Ele também afirmou que é importante que o Congresso esteja atento para cobrar eventuais prejuízos que essas operadoras possam estar causando às nossas crianças, principalmente se ficarem sem o acesso às aulas remotas por não estarem cumprindo o bloqueio de conteúdo impróprio.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas