Lira e Lula se reúnem para melhorar relação entre Câmara e governo

No momento, o presidente da Câmara apresentou ao presidente da República um balanço das pautas aprovadas pela Casa Legislativa no ano passado

Nesta sexta-feira (9), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para definir que vão trabalhar no sentido de melhorar o relacionamento entre os dois Poderes.

No momento, que durou cerca de uma hora e meia, no Palácio da Alvorada, em Brasília, Lira apresentou ao presidente da República um balanço das pautas aprovadas pela Casa Legislativa no ano passado, assim como lembrou que, desde a eleição, em novembro de 2022, a Câmara dos Deputados deu apoio para a aprovação da PEC da Transição, o que garantiu o pagamento dos programas “Bolsa Família”, “Mina Casa, Minha Vida” e “Mais Médicos”, entre outros.

No decorrer de 2023, a Casa aprovou diversos projetos, sendo a maioria da área econômica, como a Reforma Tributária, o Arcabouço Fiscal, a taxação das offshores, as mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o Desenrola e o marco das garantias.

Além disso, o presidente da Câmara mostrou a insatisfação de deputados e lideranças, que apontaram falhas na articulação política por parte do governo para com o Legislativo, como nos casos dos vetos de trechos de matérias aprovadas com aval do governo. Lira registrou, então, que o governo não cumpre os acordos firmados com os deputados federais e veta artigos que acertou com o parlamento.

O presidente da Câmara dos Deputados citou também, durante o encontro, quatro leis aprovadas após entendimento com o governo e que, posteriormente, tiveram alguns artigos vetados pelo Executivo: a Lei de Garantias, o Carf, a lei de apostas esportivas e o Arcabouço Fiscal.

Para fazer com que os acordos firmados sejam cumpridos pelo Executivo, a ampliação do diálogo com o governo terá continuidade através de diálogo do deputado Lira com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p