![Lei do Atendimento ao Pé Diabético é destaque em congresso internacional](https://cdn.gazetaweb.com/img/inline/790000/374x250/Lei-do-Atendimento-ao-Pe-Diabetico-e-destaque-em-c-00794391-7cfb434f88ea6536d0128b5c0f856581-7.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.gazetaweb.com%2Fimg%2Finline%2F790000%2FLei-do-Atendimento-ao-Pe-Diabetico-e-destaque-em-c-00794391-7cfb434f88ea6536d0128b5c0f856581.jpg%3Fxid%3D1633770&xid=1633770)
O vereador Leonardo Dias (PL) foi convidado a participar do XIII Congresso Endovascular Internacional, realizado no fim de semana no Hotel Jatiúca, em Maceió. O evento é considerado o maior congresso de pesquisas aplicadas na rede básica de saúde e tem como objetivo capacitar profissionais que atuam nessas unidades.
Durante o congresso, a lei de autoria de Leonardo Dias, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) em Maceió, foi destacada pelo Dr. Guilherme Pitta, médico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), especialista no tratamento de feridas em pacientes diabéticos.
Leia também
Dr. Pitta elogiou a iniciativa e expressou expectativa de que o PAPE, promulgado em setembro, esteja em pleno funcionamento nos próximos meses. A medida é vista como crucial para reduzir as altas taxas de amputações em Alagoas, que lidera o ranking de amputações de membros devido a feridas em pacientes diabéticos.
A lei prevê a capacitação dos profissionais da Atenção Básica da rede de saúde municipal, com foco na identificação e tratamento adequado das feridas nos pacientes diabéticos. Segundo Leonardo Dias, o treinamento prático permitirá o diagnóstico precoce e manejo adequado do pé diabético, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
“É um indivíduo direto, sem rodeios. Conversamos, ele acionou rapidamente o departamento jurídico e construímos a lei. Depois, levou para o Plenário da Câmara. Falta apenas implementar, e ele vai fazer isso. É sempre um prazer apoiar uma pessoa boa”, afirmou Pitta, elogiando o trabalho do vereador.
O coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, Dr. André Falcão, também destacou a importância da lei e a atuação de Leonardo Dias na Câmara Municipal de Maceió.
“Eu sou apoiador dele porque é assim que nossos políticos deveriam ser. Eles recebem salários para atender as necessidades da população. Desde o golpe da República, temos visto o mau-caratismo e um perfil de políticos que não representam o povo brasileiro. Felizmente, ainda existem políticos que honram sua responsabilidade”, destacou Falcão.
Em seu pronunciamento, Leonardo Dias reafirmou seu compromisso de continuar fiscalizando os equipamentos públicos, uma marca de seu primeiro mandato, sendo o único parlamentar a visitar todas as unidades de saúde de Maceió.
“Tenho o hábito de visitar as UPAs e frequentemente encontro pacientes com pé diabético. A evolução das complicações é muito rápida, e muitos casos que acompanhei precisaram de amputação. Isso é um grande problema para as pessoas e para o poder público. Por isso, Dr. Pitta e eu trabalhamos para reformatar as unidades de saúde e tirar Maceió dessa estatística. A lei visa garantir que as pessoas recebam tratamento mais rápido e eficaz”, concluiu o vereador.